5 Dicas para o Empreendedor Web
Vejo muitos candidatos a empreendedores andando por aí, afinal, virou moda ser empreendedor. O pessoal sempre com muitas idéias, ou ainda apenas ideais, na cabeça e aquela vontade de começar o quanto antes a tocar os seus projetos. O empreendedor web mais comum no meu círculo de amizades é, óbviamente, aqueles que querem montar sua própria fábrica de aplicações web, sites e afins.
Já participei de diversos tipos de iniciativas como essa, acreditem. Desde uma equipe de trabalho remoto, isto é, a comunicação se resumia à um fórum de discussão e muito MSN, passando por uma "euquipe" com um vendedor, e até aquela velha tentativa de juntar um grupo de amigos e mãos a obra.
Minha experiências como Empreendedor Web
Com base nesta experiência, aprendi alguns princípios que podem servir de dicas para quem pensa em tocar um projeto como este:
Dividir para conquistar
Se você é especialista em uma única área, como desenvolvimento, design ou publicidade, não tente fazer tudo sozinho. Procure formar parcerias com características complementares à sua. Além de ganhar com o pouco do networking, pode trazer falhas ao seu produto.
Amigos e negócios à parte
Perdoado o clichê, não é por que você está cercado de amigos que tudo vai dar certo. O fundamental é que os objetivos estejam alinhados e as responsabilidades bem definidas, preferêncialmente através de contrato, independentemente se você vai trabalhar com o amigo de infância ou com um profissional que acabou de conhecer.
Antes de tudo, saiba vender
Você pode ter um ótimo produto com ótimo custo/benefício, mas nunca vai conseguir vendê-lo se não souber convencer o cliente disso. Se essa não é sua praia, pense novamente nas parcerias.
Poder de decisão
Em momentos críticos é fundamental ter um meio ágil de tomar decisões. Caso as decisões sejam votadas por uma equipe, é preciso definir logo um critério de desempate. Se você for o dono do projeto, deixe claro desde o início que as decisões são de sua responsabilidade.
Saiba rejeitar jobs
No início pode parecer tentador pegar todos os trabalhos que aparecerem pela frente, independente do tipo do projeto, tipo do cliente e etc. É preciso saber reconhecer os jobs e clientes problemáticos para evitar problemas que, ao invés de aumentar o seu portifólio, pode acabar com ele.
E você? Já passou por problemas na tentativa de montar seu próprio negócio? Deixe seu testemunho como empreendedor web
Por Newton Wagner
Gostei das dicas, vão me ajudar bastante, pois ainda estou iniciando nesse mundo de empreendedor. E o problema da “euquipe” é bem sério e acontece bastante, o pessoal não sabe trabalhar em equipe, não sabe dividir as coisas.
Show de bola!!
Curtindo muito este blog….
Cometi o erro de me tornar socio de um casal sem definir o poder de voto nas decisoes. Embora eu tivesse 51% na sociedade eles tentavam ignorar as metas combinadas. Tive que encerrar a sociedade com prejuiso. Hoje nem a Angelina e o Brady me covencem de ser socio de um casal. No caso eu fico com a Angelina somente.
Muito bom! É tudo muito óbvio, porém, na prática muita gente esquece de dicas simples e valiosas como essas.
Parabéns!
@cajuze
Ótimo artigo! Eu já passei por problemas como estes citados, especialmente na identificação de jobs ou clientes ruins. Depois de me ferrar muitoooo consegui aprender a dizer não. E fez muito bem!!
Muito bom! falou tudo, e ja passei alguns problemas no quesito de recusar jobs! Aprendi com erro, mas aprendi ;)
Parabéns pelas dicas!
Me familiarizei com a parte “passando por uma ‘euquipe'”, infelizmente hoje pessoas com idéias novas tem em todo lugar, o difícil é fazer parcerias com pessoas que se empolgam a trabalhar no negócios e depois vai desistindo a te deixar mão, passei muito por isso. Hoje apesar de preferir iniciar sozinho novas coisas, sempre que vou fazer parcerias faço muito bem minha avaliação de quem incluir no projeto.