SEO em lojas virtuais – Otimização para e-commerce
SEO em Lojas VirtuaisA tarefa de realizar SEO em lojas virtuais não é das mais fáceis mas certamente é uma das mais importantes para a divulgação de um e-commerce. Digo que não é nada fácil em função da própria estrutura das lojas virtuais e também da elevada competição neste setor. Mesmo assim, com planejamento e muita técnica é possível conseguir uma ótima colocação nas ferramentas de busca se o processo de otimização para ferramentas de busca for feito de maneira continuada e profissional.
A grande vantagem da aplicação das técnicas de SEO em lojas virtuais é que uma vez que o tráfego gerado pelos acessos da busca orgânica é de longe, o tráfego de maior potencial de conversão que se pode conseguir no comércio eletrônico, ele cria um fluxo constante de acesso e conversões, o que estabiliza o fluxo de caixa e ainda por cima garante uma exposição constante nas ferramentas de busca sem que sejam necessários novos investimentos em links patrocinados.
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, um dos segmentos do marketing de busca, que através de uma série de técnicas busca conseguir as melhores colocações possíveis na busca orgânica (resultados não pagos) das páginas de resposta dos grande buscadores como o Google, Yahoo e Bing. Está comprovado que o melhor tráfego para um site vem dos acessos vindos da busca orgânica das páginas de respostas dos grandes buscadores e por isso, ter sua loja listada nessa parte é essencial para uma boa taxa de conversão de vendas.
O que uma loja precisa para um bom SEO?
Em primeiro lugar eu diria que uma estrutura de programação adequada é fundamental para o sucesso do SEO no e-commerce. Muitas plataformas de e-commerce não possuem a estrutura necessária para um processo de otimização eficiente. É comum vermos plataformas de e-commerce que simplesmente não poderiam ser indexadas pelo Google, por exemplo, por conterem problemas sérios de programação, que impedem o trabalho de otimização. Meu conselho é que antes de adquirir o sistema, você se informe se a plataforma possui os recursos de SEO necessários e a estrutura tecnicamente adequada para uma boa exposição nos buscadores.
Em segundo lugar, o cadastramento dos produtos deve ser feito de forma profissional e sistematizada. Existem uma série de técnicas de SEO que quando aplicadas às descrições dos produtos e outros itens da página de detalhes das lojas virtuais, garantem a indexação em boas posições. É comum, principalmente entre os pequenos empresários, simplesmente “colar” a descrição do site do fabricante na página de detalhes da loja virtual e pronto, está publicado o produto. Esse é um dos principais erros de SEO que você pode cometer e na maioria das vezes, leva a uma péssima indexação por não estarem presentes critérios de SEO que possibilitem atingir uma posição de destaque nas páginas de respostas dos buscadores.
Ter uma boa estratégia de SEO em descrição de produtos é essencial para um bom posicionamento, e esse é um trabalho que se faz desde o momento da inclusão do produtos na loja virtual e que se estende em um trabalho contínuo de atualização.
Mantendo-se atualizado nos buscadores
Um grande erro que os empresários que estão ingressando no varejo virtual acabam cometendo é o de achar que SEO não precisa de manutenção. Em nosso curso de SEO costumo dizer que a sua posição no Google não é sua, ela está com você. As posições que você conquista nas páginas de resposta, não são suas, elas estão suas.
A competição nessa área é muito grande e portanto, se não houver um trabalho de manutenção e monitoramento elas podem ser perdidas, e acredite, é muito mais fácil cair do que subir no ranking. Por isso, é necessário que seu trabalho de SEO seja continuamente aprimorado, de preferência pelo pessoal que faz a administração da loja virtual, justamente para mudanças em termos de tendências e gosto do público possam ser rapidamente incorporadas a estratégia de otimização.
Capacitação da equipe
As técnicas de SEO, como tudo na Internet estão em constante mutação e por isso, se você usa uma solução interna para o SEO da sua loja virtual, é importante estar sempre atualizando o conhecimento da sua equipe para que ela possa incorporar de forma rápida os aperfeiçoamentos e novos procedimentos dessas técnicas. Como dito anteriormente, o trabalho de SEO em lojas virtuais nunca acaba e por isso é importante monitorar e refinar as estratégias para não perder posições no ranking.
Os custos de divulgação de lojas virtuais estão em uma espiral crescente e por isso mesmo é hora de pensar seriamente no SEO em lojas virtuais como alternativa prioritária para o seu marketing de busca.
fantastica a matéria, às empresas deviam pesquisar mais, pois tem muita gente caindo no golpe da primeira pagina, se fosse tão facil assim.
continuem com matérias assim, dessa forma quem sabe o mercado aprende.
Alberto, bom dia.
Parabéns !
Tenho estudado muito sobre e-commerce. Já copiei mais de 400 artigos. E continuo pesquisando. O objetivo e abrir “a loja virtual”, e não mais uma loja virtual.
O tópico tratado por você e de ótima qualidade e de uma serventia tão grande que deveria ter um destaque maior no blog do e-commerce.
Dentre os vários assuntos de grande valia que li, ainda não tinha encontrado um com uma explicação tão objetiva sobre otimização para ferramentas de busca. Os detalhes é que fazem a diferença.
Abraços,
Néliton Ney