O que é Magento – Conheça a plataforma de e-commerce Magento
Se você ainda não sabe o que é Magento e está pensando em criar uma loja virtual, para tudo que está fazendo e leia este artigo.
Em termos de plataforma de e-commerce, pode-se afirmar sem medo de exageros que o sistema Magento é uma das mais soluções mais completas do mercado.
É claro que existem outros sistemas de e-commerce bastante sofisticados e completos no mercado, mas pensar em montar um e-commerce sem saber exatamente o que é Magento e o que o sistema oferece é cometer um grande erro.
Um pouco da história da Magento
Para quem deseja saber o que é Magento, vamos começar pela história do projeto. O projeto Magento nasceu por iniciativa da Varien em 2007, no rastro de outras iniciativas de desenvolvimento de sistemas de e-commerce no formato open source como a osCommerce e a Prestashop, pioneiras neste segmento.
Em 2008 a empresa lançou a primeira versão aberta do sistema que ficou conhecida como Magento Community Edition – CE.
De lá para cá a loja virtual Magento vem se firmando como um padrão da indústria e em função de seus recursos tecnológicos e soluções avançadas para e-commerce, conta hoje com usuários do porte da Samsung, Nokia, GoodYear, Nike, Olympus, Ford e outras grandes marcas.
Em fevereiro de 2011, o grupo eBay adquiriu parte das ações da Magento e concluiu a compra da empresa em junho do mesmo ano, passando a ser o controlador majoritário da empresa.
Em abril de 2014 a empresa aheadWorks especializada no desenvolvimento de extensões para a plataforma, divulgou a sua pesquisa anual sobre plataformas de e-commerce e constatou que pelo terceiro ano consecutivo a Magento se destaca como sistema de e-commerce open source mais usado no mundo, com uma participação de 33,8% no universo analisado.
No Brasil a plataforma vem conquistando cada vez mais adeptos em função da sua versatilidade e quantidade de recursos, o que fez com que vários fornecedores de plataforma Magento surgissem no país.
Definindo o que é Magento e quais os recursos que oferece
O Magento é a plataforma de e-commerce open source, desenvolvida na linguagem PHP e distribuída livremente no site da empresa e na comunidade de desenvolvedores que trabalha no sentido de aprimorar e acrescentar novos recursos ao sistema.
Por se tratar de uma plataforma de e-commerce open source, qualquer pessoa que possua sólidos conhecimentos de programação (o código é bem sofisticado) pode promover alterações e desenvolver novas funções para o sistema. Dessa forma, não existe limites para a customização da plataforma, o que contribuiu em muito para sua aceitação pelo mercado.
Características da arquitetura da plataforma Magento
Uma das principais características da plataforma Magento é sua arquitetura modular, ou seja o sistema como um todo é composto por diversos módulos independentes que reunidos fazem compõem o sistema. Para quem ainda não sabe o que é Magento e qual a diferença que isso faz em termos técnicos, posso garantir que esse é um dos pontos chave para o sucesso da plataforma.
Os módulos são conhecidos como Extensões Magento, ou plugins para Magento e são um dos pontos fortes da plataforma. através deles podemos incorporar novas funções à loja e com isso torná-la mais interessante para que a visita e também mais funcional para quem administra.
As Extensões Magento podem ser gratuitas ou pagas. No primeiro caso, você encontrará diversas delas no Magento Connect, o diretório oficial de plugins Magento. Lá também você encontrará algumas extensões pagas, desenvolvidas por empresas e programadores independentes.
Outro destaque na plataforma Magento fica por conta das templates, módulos que alteram o design da loja e permitem uma customização muito grande. Em sites especializados como o Theme Forest você encontra centenas de templates que podem ser adquiridas e instaladas na sua loja, dando um toque exclusivo ao seu projeto.
A robustez da plataforma também traz alguns problemas, porque ela se torna extremamente exigente em termos de desempenho do provedor de hospedagem. Como a plataforma trabalha com muitas requisições ao banco de dados, é preciso escolher um bom provedor de hospedagem para Magento, caso contrário a loja poderá ficar lenta e até mesmo chegar a sair do ar.
Diante de tudo isso, podemos garantir que o Magento , é sem dúvida alguma uma das melhores plataformas de comércio eletrônico do mercado, tanto que no curso de e-commerce que ministramos sempre damos um destaque especial a essa plataforma.
Agora que você já sabe o que é Magento e conhece o poder dessa plataforma, pense na possibilidade de adotar essa solução no planejamento do seu e-commerce.
Fonte: Guia de E-commerce
Deixe seu comentário