SEO em lojas virtuais – Otimização de e-commerce
A aplicação das técnicas de SEO em lojas virtuais é sem sombra de dúvida uma das principais etapas do marketing digital para divulgação de um e-commerce.
É sabido que os acessos originados que têm como origem a área de busca orgânica são os de maior potencial de conversão em uma loja virtual. Portanto, estar em destaque nesta área é fator fundamental para o comércio eletrônico.
O processo de SEO em lojas virtuais, muitas vezes é relegado a um segundo plano durante a criação de um e-commerce, o que é um erro gigantesco, já que este processo deve ser iniciado já na própria estrutura do e-commerce.
A importância do SEO em lojas virtuais
A divulgação de uma loja virtual passa necessariamente por diversas dimensões do marketing digital, e o marketing de busca é sem dúvida uma das das principais. Pensar em uma loja virtual de sucesso sem um bom posicionamento nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, é simplesmente uma utopia.
Estatisticamente, os acessos de uma loja virtual, que têm como origem a parte de busca orgânica das páginas de respostas (SERP) dos grandes buscadores, apresentam a maior taxa de conversão de todos os canais utilizados normalmente em ações de marketing digital para e-commerce. Dá para ficar fora dessa?
É por isso que o SEO em lojas virtuais ocupam um espaço especial na hora de estruturarmos uma estratégia de marketing no e-commerce. O objetivo é sempre conquistar as melhores posições possíveis nas páginas de respostas do Google. Mas não se iluda, pois colocar uma loja virtual nos primeiros lugares do Google não é tarefa fácil, nem é coisa imediata.
Otimizando suas loja virtual para ferramentas de busca
O primeiro passo no processo de otimização do e-commerce para ferramentas de busca não está em nenhuma técnica de SEO, mas sim na compreensão do seu futuro cliente e seu processo decisório até a realização efetiva da compra.
Uma das tarefas básicas para o processo de SEO é a escolha das palavras-chave que deverão ser otimizadas, mas esta escolha não é aleatória, como muita gente imagina. Ao selecionarmos um conjunto de palavras-chave, devemos levar em consideração o estágio do processo de busca e decisão em que o usuário está, para podermos escalonar as palavras de Head, Middle e Long Tail.
Não se trata apenas da aplicação das técnicas de SEO, mas de compreender o papel dessa dimensão do Search Marketing no processo de comunicação da loja com o internauta, de forma a conseguir o máximo do potencial que ela oferece.
O SEO no e-commerce precisa começar pela base
Uma boa estrutura de SEO no e-commerce precisa começar já pela estrutura da própria loja virtual. Um bom trabalho de otimização de lojas virtuais para ferramentas de busca é desenvolvido sobre três pilares:
- Otimização da estrutura da loja virtual em sua vitrine, departamentos e página de detalhes;
- Otimização on-page através das diversas técnicas disponíveis para SEO no e-commerce
- Otimização off-page com aplicação de técnicas de link building fechando o trabalho de otimização.
É por isso que em nosso curso de e-commerce chamamos atenção para a importância de incluir o projeto de SEO em seu planejamento básico do e-commerce, para que mais tarde você não tenha que praticamente refazer o site para poder ter um bom posicionamento nas ferramentas de busca.
Muitas lojas acabam tendo que reestruturar todo o site quando percebem que não estão conseguindo destaque nas páginas de respostas dos buscadores justamente por esquecerem que SEO no e-commerce começa pela base.
Planejamento da estrutura da loja
O primeiro passo no trabalho de SEO em lojas virtuais está justamente no planejamento da estrutura da loja. A relação entre páginas como vitrine, departamentos e seções e as páginas de detalhes de produtos é de suma importância para um bom posicionamento nas páginas de resultados do Google.
Uma atenção especial deve ser dada a estrutura das URLs amigáveis nestas três dimensões. Como plataformas de e-commerce são sistemas dinâmicos, é importante analisar de que forma o sistema monta os endereços das diversas páginas para que possamos trabalhar essa estrutura de forma a conseguir extrair o máximo possível em termos de palavras-chave para os buscadores, sempre tendo em mente o momento de busca do usuário.
Na etapa de diretrizes de SEO do seu projeto de e-commerce é necessário deixar bem claro qual é a função de cada dimensão da sua loja e quais os tipos de palavras-chave serão o foco da otimização.
O trabalho de SEO na página de detalhes de produtos
Outro ponto crítico do SEO em lojas virtuais é a página de detalhes de produtos. Afinal de contas, ela é o objetivo final do funil de conversão de um e-commerce, e por isso merece uma atenção especial.
No caso das páginas de detalhes, precisamos pensar seriamente nos elementos de SEO que compõem sua estrutura para podermos realizar um bom trabalho de SEO on-page.
Nessa etapa vamos focar particularmente nas meta tags e nas tags de HTML, que vão exercer um papel fundamental em termos de posicionamento nos buscadores.
Como exemplo, uma atenção especial deve ser dadas às seguintes tags:
- Meta tag Title, uma das mais importantes em qualquer processo de otimização
- Meta tag Description, que funciona como um verdadeiro anúncio no snippet exibido nas páginas de resposta
- Meta tag Keywords? Esqueça, ela foi aposentada por tempo de serviço há muito tempo
- Tags de destaque como H1, H2 e H3
- Tags de ênfase como negritos e itálicos
É importante destacar que não estamos falando unicamente da presença destes elementos na página, mas também na sua disposição e ordem de leitura quando os robôs dos buscadores visitam a sua página.
O trabalho de SEO no e-commerce deve levar em consideração também outros elementos da página de detalhes de produtos, como a imagem, seu nome de arquivo e a tag Alt, que deve estar presente na imagem, complementando a descrição do produto.
Descrição de produtos
Outro fator importante no processo de SEO em lojas virtuais é a descrição dos produtos em si. Essa descrição deve ser única e exclusiva, caso contrário, você poderá ter sérios problemas para ver seus produtos listados no Google. Nada de copiar a descrição feita pelo fabricante. Esse é um dos principais erros de SEO no e-commerce que você pode cometer.
Reparou que no item anterior mencionei que a meta tag keyword foi aposentada? Pois é, o próprio Google é quem escolhe as suas palavras-chavme mais relevantes em função do seu texto descritivo, por isso tanta preocupação com este item.
Padronização do SEO em lojas virtuais
Fugindo um pouco da parte técnica e abordando mais especificamente a parte gerencial do SEO no e-commerce, recomendo que seja criado um padrão para o processo de otimização em todas as instância. A criação de um roteiro de otimização ajuda a dar uniformidade e continuidade aos padrões de otimização das diversas páginas, seções e departamento da loja.
Em situações como troca da plataforma de e-commerce ou adaptação a uma determinada alteração no algoritmo do Google, a reformulação fica muito mais fácil, poupando tempo e dinheiro.
Como você pode verificar, o processo de SEO em loja virtuais envolve literalmente dezenas de fatores e detalhes, por isso mesmo, meu sincero conselho é que você se prepare tanto tecnicamente como estruturalmente.
Fonte: Guia de E-commerce
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