O conteúdo é chave no processo de otimização de sites
Estratégias de SEO – Otimização para sites de busca, são essenciais para quem deseja ser encontrado na Web. Entretanto são muito complexas, e apenas alguns poucos profissionais e empresas sabem de fato como funcionam. Isso sem contar que o segredo e as constantes mudanças no algoritmo do Google tornam impossível prever ou garantir qualquer resultado para elas. Então por que tantas empresas investem tanto em otimização de sites? Simples, porque funciona. Estratégias bem elaboradas conseguem sim elevar seu site nos resultados de buscas, mas devem ser pensadas de forma completa e levando em conta pelo menos três frentes distintas.
Otimizações no HTML, Link Building e Conteúdo Original
Hoje vamos nos concentrar em apenas uma destas frentes de atuação, o conteúdo, que no final é quem de fato faz a diferença na estratégia. É óbvio que uma boa estruturação no HTML é o primeiro passo para a otimização de sites, afinal sem ela, mesmo o melhor conteúdo não vai ser encontrado. Porém hoje em dia, a maioria dos grandes sites (pelo menos o dos seus concorrentes) já são construídos desta forma, e salvo algumas pequenas diferenças na linha de entendimento do SEO, são estruturados de forma bem parecida.
Por outro lado, hoje já é notório que bons links, em bons sites, são um dos principais fatores de ranqueamento dos buscadores. A questão é que sem um bom conteúdo, é praticamente impossível conseguir bons links, e por outro lado, com um conteúdo original e relevante, os links surgem naturalmente, ou seja resultados de busca orgânica.
O problema é que poucos redatores já compreenderam como elaborar o conteúdo de forma a contemplar a relevância e a proeminência das palavras-chave, e ainda assim produzir um texto agradável para o leitor. Isso porque não existem regras estabelecidas para seu conteúdo ser bem ranqueado pelo Google, apenas algumas técnicas e diretrizes básicas, e muita intuição de quem escreve.
A usabilidade também conta
Outra questão que não deve ser esquecida é que o Google confere grande importância para o lado humano da navegação. Isto é, não adianta ter um HTML impecável, milhões de links na internet e uma infinidade de conteúdo com todas as suas palavras-chave bem posicionadas, se as pessoas que acessam o seu site não navegam, ou passam muito pouco tempo navegando. Isso leva os buscadores a entender que as pessoas não estão encontrando o que desejam no site, e consequentemente a perder posições nos resultados.
Ou seja, além de original, relevante, e com as palavras-chave bem posicionadas, o conteúdo deve prender o usuário no site, e guia-lo pelas páginas até que ele complete a ação que você deseja, seja uma compra, um cadastro, etc. Este tempo, associado a uma navegação por várias páginas, leva o Google a considerar aquele site relevante para o usuário, melhorando seu posicionamento nos sites de busca.
Fonte: Blog da Web Traffic
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