Pagamento por boleto bancário em lojas virtuais
A importância do pagamento por boleto bancário em lojas virtuaisO pagamento por boleto bancário em lojas virtuais sempre foi a grande dor de cabeça de qualquer gestor de e-commerce.
Embora seja uma das opções de pagamento mais usadas nas lojas virtuais brasileiras, é uma das que mais frustração causa na hora da confirmação de pagamento.
Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais reparo que as pessoas chegam muito preocupadas com a questão de fraudes e negativações dos pagamentos através de cartões de crédito, mas o grave problema dos boletos bancários que não são pagos, passa quase que desapercebido.
O índice de confirmação de pagamentos de boletos gerados em lojas virtuais situa-se na faixa de 60% a 70%, o que representa um índice de desistência bastante alto. Se somarmos este índice ao volume de carrinhos abandonados em uma loja virtual, a situação é alarmante.
Por isso, para melhorar a taxa de conversão do seu comércio eletrônico é necessário encarar o problema do pagamento por boleto bancário de frente e como um dos maiores problemas para o sucesso da sua loja virtual.
Pagamento por boleto no e-commerce
Do ponto de vista internacional, o pagamento através de boletos bancários é uma forma de pagamento jurássica, simplesmente não existe nos países mais desenvolvidos. Lá, os cartões de crédito pré-pagos jogaram os boletos para o ”museu das formas de pagamento”. No Brasil essa é a segunda forma de pagamento mais usada no comércio eletrônico.
O medo do uso de cartões de crédito no pagamento feito em lojas virtuais ainda é um dos grandes incentivos á opção pelo boleto bancário. Mesmo com a evolução dos sistemas de segurança no e-commerce, uma grande parcela da população ainda resiste a fornecer seus dados pela Internet. Isso transforma o boleto bancário em uma espécie de porto seguro das formas de pagamento, mas trás sérias consequências para a taxa de conversão das lojas virtuais.
Como aumentar a taxa de pagamento de boletos bancários em lojas virtuais
O pagamento por boleto bancário é um fato no comércio eletrõnico brasileiro e não vai mudar tão cedo, por isso vamos encará-lo. Embora o problema seja sério e com potencial para provocar estragos no faturamento de uma loja virtual, algumas medidas simples podem mudar drasticamente a conversão destas compras. Alguns ajustes na conclusão das compras com pagamento por boleto bancário provocarão um aumento imediato na taxa de conversão.
Destaque para o botão Imprimir Boleto – Acredite, grande parte dos boletos que não são pagos, tem como grande causa a dificuldade dos usuários em saber como imprimir o boleto. Por isso, deixe essa ação bem nítida para o usuário.
Call to Action – Trabalhe um Call to Action vigoroso
Ambiente exclusivo para pagamento por boleto – Ter uma tela de finalização especialmente desenhada para o pagamento por boleto bancário é uma boa ideia. Nele você poderá trabalhar as informações de maneira mais adequada, com botões em destaque e sem elementos que possam distrair o cliente nessa etapa.
Pagamento não tão óbvio assim – Para você pode parecer óbvio que ao fazer uma compra com pagamento por boleto bancário na Internet é preciso imprimir e pagar o boleto, mas para muitas pessoas não é tão óbvio assim. Algumas pessoas acham que irão receber o boleto por e-mail ou até mesmo pelo correio. Deixe claro em sua loja o procedimento correto.
Algumas medidas complementares para melhorar o desempenho dos boletos
Além de facilitar o entendimento na hora de confirmar as compras que foram feitas através de boleto bancário em sua loja virtual, existem outras medidas que certamente irão contribuir para a elevação da taxa de conversão de compras.
- Deixe claro no e-mail de confirmação de compra que ela somente será válida após o pagamento do boleto e ofereça um link para a impressão do mesmo;
- Nesse mesmo e-mail ofereça uma alternativa para pagamento online, que trazem uma taxa de conversão maior;
- Crie um sistema que lembre ao comprador sobre o vencimento do boleto;
O pagamento por boleto bancário em uma loja virtual é um problema grave, mas com algumas ações simples podemos melhorar bastante seu índice de conversão.
Josiane Osório é coordenadora e instrutora do Curso de E-commerce
Belíssimo artigo, Josiane!
Ele toca, profundamente, num ponto crucial nas vendas online.
Como você mesma disse, nos países desenvolvidos o pagamento por boleto, na internet, simplesmente não existe. Lá são utilizados cartões pré-pagos. Tenho mais de 20 anos na área de tecnologia. Minha empresa, que fundei em 2006, é hoje também operadora de cartões de débito. Essa mudança ocorreu em 2011, quando percebi essa lacuna do e-commerce brasileiro.
A lacuna não se refere apenas ao pagamento por boleto, mas também à insegurança de muitas pessoas em utilizar o cartão de crédito na internet. Somam-se a essas pessoas aquelas que não tem conta bancária ou cartão de crédito. Você sabia que em torno de 18 milhões de usuários de internet deixam de comprar na web por essas razões?
Criei uma plataforma de pagamento online para resolver esse problema e preencher essa lacuna. Com integração simples, permite ao dono de lojas virtuais receber pagamentos mesmo se o comprador não tiver conta bancária ou cartão de crédito. A plataforma usa cartão pré-pago e recarregável próprio, que qualquer pessoa pode adquirir gratuitamente.
Foram 20 meses de pesquisa e desenvolvimento até o lançamento, em novembro de 2012. Estamos no início das atividades com essa plataforma, buscando parcerias, com o objetivo de tornar o e-commerce brasileiro num mercado mais participativo.
Grande abraço e parabéns pela matéria.