Cross Selling no e-commerce
Cross Selling no E-commerce. Aumente suas vendasO conceito de Cross Selling no e-commerce foi uma das primeiras sacadas do marketing nas abas acessórias de lojas virtuais. Na verdade, não é nenhuma novidade.
O cross selling é uma técnica aplicada há muitos anos no mundo físico que também encontrou na Internet sua versão digital.
Aplicando as técnicas de Cross Selling no e-commerce você pode conseguir um aumento considerável em seu ticket médio sem que sejam necessárias grandes alterações em termos de plataforma de e-commerce, inclusive, muitas delas já contam com tal funcionalidade em seu leque de recursos.
No roteiro para criação de lojas virtuais que distribuímos em nosso curso de e-commerce, esse é um item de destaque na planilha para escolha de plataformas de e-commerce. O cross selling no varejo online é uma estratégia que já se incorporou aos padrões técnicos do negócio.
O que é Cross Selling no e-commerce
O Cross Selling é a técnica de venda onde se oferece um produto complementar ao que está sendo adquirido. No ambiente físico essa técnica funciona muito bem , basta ir a uma rede varejista de grande porte e aguardar na fila para ver uma série de “produtos complementares “ à sua compra sendo expostos em locais estratégicos.
Nos corredores de pagamento, sejam eles de supermercados ou redes varejistas, você é exposto a uma série de ofertas em prateleiras convenientemente dispostas no caminho da fila. Incrível, mas certamente simples assim, marketing de display com o pomposo nome de cross selling.
O cross selling em lojas virtuais funciona da mesma forma. A partir do momento em que o consumidor escolhe comprar um determinado produto, o sistema passa a apresentar uma série de outros produtos que complementam a compra inicial.
O cross selling no comércio eletrônico é a reprodução digital da estratégia que dá muito certo no mundo físico.
Cross Selling no e-commerce não é empurrismo
Uma estratégia de Cross Selling no e-commerce deve estar fundamentada na filosofia de relacionamento com o cliente. Não faz o mínimo sentido, oferecer ao cliente, como compra complementar, um item que não faz o mínimo sentido dentro do contexto da compra que ele está efetuando.
Algumas plataformas de comércio eletrônico oferecem opções bem específicas sobre os produtos que devem ser exibidos como sugestões complementares àquela compra. Isso aumenta o Ticket Médio da loja, já que é um dos nossos principais objetivos em termos de gestão de e-commerce. Quanto mais segmentada e personalizada for a oferta do produto complementar, maior será a taxa de conversão dessas sugestões.
Cross Selling no E-commerceBest Buy!
Uma outra forma de estabelecer um relacionamento com seu cliente é cumprimenta-lo por ter feito a melhor escolha. A forma é simples. Se o usuário entrou na sua loja e fez a escolha de um determinado artigo, ou artigos, que são percebidos pelo sistema como top de linha, não exiba outras opções de compra, e sim, uma mensagem de cumprimentos por ter escolhido um produto de alta performance.
Você pode até perder algumas vendas de novos visitantes, mas com aqueles consumidores que você conseguiu sensibilizar com um simples elogio ou menção na hora da escolha do produto, você terá um retorno a médio e longo prazo em função da criação de um certo grau de relacionamento que começa por ações simples assim.
Curiosidade do cross selling no comércio eletrônico
Em alguns segmentos do comércio on-line, o produto principal não apresenta uma margem de lucro razoável, mas seus produtos complementares oferecem margens bem mais interessantes em termos de retorno econômico.
Nesse caso, vale a pena elaborar uma engenharia de venda que possibilite oferecer até mesmo um preço menor no produto principal e recompensar essa perda na aquisição dos produtos acessórios a serem oferecidos na estratégia de cross selling.
Alguns produtos acessórios, principalmente do tipo suprimento de manutenção, podem criar um fluxo de caixa tão estável, que podem justificar a redução do preço de aquisição do produto principal.
A implementação de uma boa estratégia de cross selling no e-commerce pode ser uma medida que fará muita diferença no resultado da sua loja virtual. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
O conceito do cross-selling e up-selling levou a Amazon e Netflix a ser o que são hoje, sendo as pioneiras na melhoraria deste velho conhecido acrescentando um componente a mais, que é o comportamento do usuário.
Assim, analisando tudo que já fizeram e já compraram os outros usuários, o cross-selling e up-selling de produtos baseados em comportamento cumprem com a função de aumentar o valor médio da compra e também converter navegadores em compradores e que mostre a estes usuários os produtos que outros usuários com o mesmo perfil já compraram.
A melhoria de sumar o comportamento nestas técnicas, aperfeiçoa as taxas de
conversões dos produtos mostrados na recomendação e por isso, conseguimos aumentar as vendas até uns 30% de acordo com todos os testes A/B que realizamos com vários dos nossos clientes.
O motivo principal desta melhoria radical é que se mostram os produtos que interessa o público e não os que achamos que funcionariam melhor.
Um bom exemplo seria mostrar uma capa para um iPhone4 se o usuário está vendo um iPhone4; mas melhor ainda, seria para quem está procurando um iPhone4, normalmente acabam comprando acessórios da marca Samsung, já que a grande maioria tem celular desta marca, e estão ainda apenas curiosos pelo iPhone4 como uma alternativa.
É assim como uma ferramenta como a nossa, baseada em comportamentos, mostraria uma capa para o iPhone, mas também mostraria acessórios da Samsung, já que a sua grande maioria de usuários terminam comprando esses acessórios.