Configuração do Google Analytics
A correta configuração do Google Analytics é o primeiro passo para um monitoramento eficiente e preciso. O Google Analytics é uma ferramenta complexa e muitas pessoas, por desconhecimento acabam fazendo sua configuração de forma que não conseguem extrair o máximo dessa ferramenta.
Quando a configuração do Google Analytics não está feita de forma correta, uma série de informações podem estar sendo desperdiçadas e como algumas funções do Analytics, principalmente Metas de Conversão e Filtros, não são retroativas, os dados estão literalmente sendo jogados no lixo.
Configuração do código do Google Analytics
Essa é a mais basica de todas as configurações do Google Analytics a ser verificada. Para que seu site seja monitorado, o código do GA deve estar presente em todas as páginas que se deseja acompanhar.
A primeira coisa a fazer quando você pega um novo site para administrar ou analisar é verificar a instalação do código de rastreamento. Esta é uma rotina simples mas essencial.
Configuração do código para e-commerce
No caso das lojas virtuais e qualquer outro site que venda alguma coisa online, o Analytics oferece um código de rastreamento especial que possibilita monitorar as vendas e outros indicadores de atividade na loja.
Com o Google Analytics para E-commerce podemos criar toda uma série de métricas e KPis para o e-commerce, dando uma visão mais ampla das atividades da loja virtual.
Configuração do Google Ads no Analytics
Para quem usa o Google Ads em sua estratégia de marketing de busca é essencial fazer a conexão da conta do Google Ads com a do Google Analytics. Esta integração automatiza o compartilhamento dos dados entre essas duas plataformas, permitindo uma análise mais robusta em ambas as ferramentas.
Isolar esses dados é essencial para a avaliação do desempenho de cada segmento do marketing de busca, o voltado para busca orgânica e trabalho de SEO e o feito através de links patrocinados.
Configuração de metas
As metas são talvez os indicadores mais importante do Google Analytics. São elas que nos ajudam a determinar o grau de eficiência do site para atingir objetivos pré-determinados. Avinash Kaushik, um dos gurus do GA, costuma dizer que não criar metas deveria ser considerado um crime contra a humanidade.
Funis de Conversão
Se você tem metas de conversão configuradas, é possível acompanhar o progresso dessas conversões através dos Funis de Conversão do GA. Essa é sem dúvida uma das configurações do Google Analytics mais interessantes para o refinamento de processos de conversão.
Em nosso curso de Google Analytics chamamos atenção para a importância dessa ferramenta como sistema de monitoramento tanto para o comércio eletrônico como para as campanhas de marketing digital, já que através dela podemos monitorar o passo-a-passo do processo de conversão e identificar possíveis problemas durante o desenrolar da ação.
Monitoramento de campanhas
Tudo em termos de marketing digital pode ser monitorado e, portanto, a configuração do Google Analytics para o monitoramento de campanhas através da ferramenta de UTM Tagging é essencial.
Com esse recurso ativado e devidamente configurado, você poderá identificar com precisão os acessos gerados por links tagueados em diversas ações de marketing online como banners, newsletters, Facebook Ads, publicações em blogs e o que mais tenha um links para o seu site.
Ativação do Site Search
As pesquisas feitas em seu site são uma fonte inesgotável de informações sobre os hábitos e necessidades das pessoas que o acessam, portanto, uma boa configuração do Google Analytics precisa ter essa função ativada.
No caso do e-commerce, por exemplo, esses dados servem como sugestões de produtos a serem incorporados ao seu mix. Essa função também acrescenta uma série de metas que nos dão uma visão privilegiada das preferências dos visitantes.
A função de acompanhamento de eventos
Cada vez mais nos preocupamos com a questão da usabilidade no site e a ferramenta de monitoramento de Eventos nos ajuda bastante nessa parte. Através do monitoramento de Eventos podemos avaliar métricas que não são tão comuns em um site, como por exemplo um banner em jQuery, video, um arquivo para download, coisas específicas que um site tem e que precisa de métricas para gerar um relatório.
É o tipo de configuração do Google Analytics que não usamos com tanta frequência, mas com o aumento do uso desses recursos nos novos sites, tende a se tornar cada vez mais comum.
Google Analytics Content Experiments
Essa é uma das configurações do Google Analytics mais importantes para o refinamento de campanhas de marketing digital. O antigo Google Website Optimizer é agora o Google Analytics Content Experiments e está integrado ao Analytics.
Através dele podemos realizar experiências do tipo Teste A/B para otimização de Landing pages, por exemplo, e ter esses dados totalmente integrados com a plataforma do Google Analytics e suas diversas ferramentas.
Segmentação avançada
Uma das configurações do Google Analytics mais interessantes é justamente a Segmentação avançada. Através dela, podemos criar análises específicas a partir de condições pré-definidas que buscam isolar um tipo de dado em especial.
Através desse recurso, podemos criar análises com base origem de tráfego, ações específicas no site, tipo de aparelho usado para o acesso e muitas outras definidas na configuração da segmentação.
Uma das grandes vantagens da Segmentação Avançada sobre os Filtros, recurso também usado para isolar um determinado tipo de tráfego, é que ela é retroativa. Dessa forma, podemos a qualquer momento ter acesso a informações anteriores à criação do Segmento no GA.
Painéis personalizados
Essa é uma das configurações do Google Analytics mais apaixonantes incorporadas na última versão. Através dela podemos criar uma infinidade de painéis específicos para o monitoramento de determinados padrões no site, como acesos vindo de redes sociais, resultados do e-commerce, buscas realizadas no Google e tudo mais que sua imaginação e necessidade de trabalho puder imaginar.
Como você pode ver, o Google Analytics está cada vez mais robusto e oferecendo ferramentas cada vez mais sofisticadas para análise e monitoramento de tráfego. Concordamos que as configurações do Google Analytics, por vezes são meio complicadas, mas o resultado é compensador.
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