Saiba quais são as principais armadilhas em um projeto de e-commerce
Conheça quais são as armadilhas em um projeto de e-commerce e saiba como evitá-lasMuita gente fracassa em um projeto de e-commerce justamente por não conhecer as diversas armadilhas que existem no caminho de quem deseja se lançar no mundo do varejo online.
Essas armadilhas do e-commerce aparecem em todas as fases e não apenas na etapa de planejamento como também acreditam muitos empreendedores digitais.
Para poder dar uma ideia dessas armadilhas do e-commerce, resolvemos listar alguns dos principais pontos a serem observados nesse processo.
Obviamente, em um único artigo não podemos cobrir o assunto em sua totalidade, mas pelo menos os principais pontos podemos abordar.
Falta de planejamento é uma das principais armadilhas do e-commerce
Em nossos curso sobre criação de lojas virtuais chamamos muita atenção sobre esse aspecto por acreditarmos que seja a principal causa do fracasso dos projetos. Para ajudar aos participantes de nossos treinamentos, desenvolvemos um roteiro para criação de lojas virtuais, voltado especialmente para essa etapa.
Sem um planejamento e análise do cenário em que se deseja implementar o e-commerce você estará navegando sem rumo e sem conhecer as características do terreno. É uma das principais armadilhas do e-commerce para quem está iniciando, por isso, pense seriamente em elaborar um plano de negócio para o seu e-commerce.
Mix de produtos muito abrangente
No comércio eletrônico, operar em um nicho de mercado é um dos segredos para o sucesso de pequenos e médios empreendedores. Por isso, procure encontrar um nicho de mercado em que você possua vantagens comparativas e crie um diferencial nesse mercado.
Tentar concorrer com os grandes players como Submarino, não faz o menor sentido, pois a estrutura necessária é grande e complexa demais para quem está iniciando.
Improviso e amadorismo
Loja virtual desenvolvida pelo “sobrinho que mexe com computador” e administrada pela “menina da contabilidade que tem MSN” é simplesmente suicídio empresarial.
A qualificação profissional é essencial no ramo do comércio eletrônico. Além da manutenção da plataforma de e-commerce você terá toda a parte de marketing para gerenciar, e isso só pode ser feito por gente capacitada.
Falha no marketing digital
O fundador do Yahoo, Jerry Yang, já dizia
Um site sem divulgação é como um Outdoor no porão, ninguém vê
Se a sua loja não consegue ser encontrada, você não venderá. Faça um planejamento detalhado das suas estratégias de marketing digital e monitore diariamente o desempenho dessas campanhas.
Use e abuse de SEO, links patrocinados e marketing nas mídias sociais. Seja um ponto de referência no seu setor através da criação de um blog para sua loja virtual. Acorde e durma pensando no seu marketing.
Erros de Planejamento Logístico
Essa é talvez a parte mais sensível de um e-commerce e responsável por mais de 70% das reclamações em relação a lojas virtuais. Estude e detalhe minuciosamente todo o seu processo de logística não só de entrega como também de aquisição e reversa.
Identificar possíveis pontos de estrangulamento nesse processo pode valer muito para evitar um Fail em termos de entregas. O case das Lojas Americanas está ai para comprovar essa posição. Loja virtual tem que aparecer nas páginas do Google e não nas do Procon e Reclame Aqui.
Por hoje é só pessoal. A segunda parte dessa matéria será publicada na próxima semana. Acompanhe esse artigo sobre as armadilhas do e-commerce assinando nosso Boletim Informativo.
Deixe seu comentário