Como aumentar as vendas pelo Instagram
Se você deseja saber como aumentar as vendas pelo Instagram, este artigo mostra algumas das principais diretrizes para que você atinja este objetivo.
Criar um perfil no Instagram para vendas online, é relativamente fácil, o grande problema é conseguir atingir os milhões de usuários ativos dessa rede de forma a gerar vendas efetivas, seja através da geração de leads ou venda direta mesmo pela plataforma.
Usar o Instagram, praticamente como uma loja virtual é possível, mas existem algumas questões técnicas que precisam ser observadas, já que esta rede social é um pouco restrita em termos de recursos para publicações.
O passo a passo para aumentar suas vendas utilizando o Instagram
Confira abaixo alguns dos principais pontos a serem observados por quem deseja transformar seu perfil no Instagram em um canal de vendas e geração de leads eficiente para o seu negócio.
1 – Crie uma estratégia de conteúdo
Marketing nas redes sociais é conteúdo. Por isso, antes mesmo de se preocupar com seguidores e soluções de e-commerce para o Instagram, preocupe-se em criar um conteúdo que gere envolvimento com as suas publicações.
Uma das leis do marketing nas redes sociais é a de que é preciso dar antes de receber. Por isso, crie um conteúdo que agregue alguma coisa ao dia a dia da sua audiência, pra criar laços de relacionamento com o seu público-alvo.
2 – Trabalhe cada publicação como se fosse um diamante
Publicar por publicar não irá ajudar em nada o seu esforço de vendas no Instagram. A publicação, seja ela qual for, precisa “gritar” no timeline das pessoas. Por isso, se você quer saber como aumentar as vendas pelo Instagram, minha dica é que trabalhe a criação de cada post como se fosse a lapidação de um diamante.
Além de uma foto de altíssima qualidade e bom gosto, trabalhe os outros elementos de uma publicação no Instagram, como legendas, emojis, call to action e hashtags de forma técnica para que você consiga realmente comunicar e ao mesmo tempo envolver.
3 – Entenda o funcionamento do algoritmo do Instagram
Uma das principais ferramentas a serem levadas em consideração em uma estratégia de marketing no Instagram, seja ela para geração de Leads ou venda direta, é o próprio algoritmo do Instagram.
Entendê-lo é fundamental para provocar o engajamento passivo, ou seja, curtidas, comentários e compartilhamentos, e com isso aumentar o alcance orgânico de suas publicações e relevância do perfil.
4 – Não espere o engajamento. Provoque-o!
Um dos grandes erros de marketing no Instagram é ficar esperando o engajamento sem antes provoca-lo. Temos dois tipos de engajamento, o ativo, que expliquei acima, e o passivo. Todos dois são importantes para a relevância do perfil, mas as pessoas geralmente se esquecem do engajamento passivo.
Uma das dicas para quem quer saber como vender no Instagram de forma consistente é ser mais proativo, ou seja, interagir com os outros perfis, principalmente aqueles que você tem como alvo da sua estratégia.
5 – Conheça profundamente os recursos do Instagram
Como eu disse anteriormente, o Instagram ainda é uma ferramenta muito incipiente e com poucos recursos de venda, quando comparada, por exemplo, como o Pinterest. Por isso, se você não souber explorar os recursos que ela oferece, a coisa fica bastante difícil mesmo.
Entenda que os usuários do Instagram estão ali para se divertir, e não para comprar alguma coisa. Por isso você deve facilitar ao máximo, por exemplo, a compra por impulso.
Para isso, aí vão algumas dicas:
- Se você tiver uma loja virtual, integre-a com o seu perfil
- Faça a conexão direta entre o seu perfil e a sua página no Facebook
- Use os recursos do Instagram Shopping
- Crie Públicos Personalizados no Facebook Ads para seus acessos do Instagram
- Trabalhe ativamente com os anúncios do Facebook
É muito importante estar em dia com todos os recursos técnicos da plataforma, como em qualquer outra rede. Pode parecer óbvio, mas o que vemos em nosso curso de Instagram, são pessoas se surpreendendo com recursos que já estão lá há algum tempo.
6 – Fique atento às novidades
A nossa última dica para quem quer saber como aumentar as vendas pelo Instagram é se manter sempre atualizado sobre mudanças que estão a caminho.
Recentemente o site Guia do Marketing noticiou que o Instagram já está testando uma ferramenta de vendas diretas pela plataforma. Essa será uma mudança e tanto para a qual você já precisa ir se adaptando.
Por enquanto a ferramenta só está disponível para grandes marcas como Nike, Adidas, Zara e outras, mas em muito breve será liberada para todos os perfis comerciais do Instagram.
Muita gente que as vezes comenta que não sabe como vender pelas redes sociais, na verdade não se dá conta que antes de tudo é necessário montar a estrutura adequada para isso. Não é só uma questão de criar o perfil ou página e pronto, já vai vender horrores por estes canais.
Agora que você já conhece as principais diretrizes e dicas de como aumentar as vendas pelo Instagram, é apenas uma questão de se planejar e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado sobre técnicas de marketing e vendas pelo Instagram e outros temas relacionados ao marketing digital, assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing
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