Curso de E-commerce

Como iniciar uma carreira em Marketing Digital

Como iniciar uma cerreira em marketing digital

Como iniciar uma carreira em Marketing Digital

Se você deseja saber como iniciar uma carreira em marketing digital, nossa equipe irá apresentar a você neste artigo um roteiro completo para que você possa dar os primeiros passos em sua formação.

Com a expansão das mídias digitais, que ganham cada vez mais espaço no cenário do marketing em todo mundo, o marketing digital vem atraindo cada vez mais a atenção de estudantes de comunicação e profissionais em busca de um reposicionamento no mercado de trabalho.

Uma dúvida muito comum entre estas pessoas é como iniciar uma carreira em marketing digital, pois são tantas as opções e especializações, que não é muito difícil ficar perdido mesmo.

Para facilitar sua jornada para se tornar um profissional nesta área, vamos enumerar os principais passos para a construção de uma carreira no marketing digital de forma consistente.

1 – Formação acadêmica clássica em marketing e comunicação

Ter uma faculdade na área de comunicação, como marketing, propaganda ou relações públicas é um bom começo, pois os conhecimentos adquiridos neste tipo de formação são fundamentais para o dia a dia de um profissional de marketing digital.

Infelizmente as faculdades brasileiras ainda não incluem a formação em sua grade curricular formal, portanto, a única alternativa neste caso é buscar por cursos de especialização e atualização na área do marketing digital.

2 – Faça cursos de especialização em marketing digital

O marketing digital hoje em dia é dividido em diversas áreas e saber por onde começar é uma das principais dúvidas de quem deseja começar uma carreira nesta profissão.

A melhor alternativa é começar por um curso introdutório sobre marketing digital, como o oferecido pelo Curso de E-commerce, para que você tenha uma visão ampla de planejamento estratégico e das técnicas e ferramentas envolvidas.

Com esta visão mais aprofundada, você poderá escolher, entre as diversas áreas do marketing digital, como marketing de busca, marketing de conteúdo, mídias sociais e outras, qual delas tem mais a ver com o seu perfil, e daí aprofundar seus conhecimentos nesta área.

O trabalho com marketing digital atualmente, exige um alto grau de capacitação e é praticamente impossível ser um “mestre” em todas as áreas, em função do grande volume de atualizações de ferramentas e técnicas.

Por isso, é recomendável que você se especialize em uma ou duas áreas, para que possa dominar todas as técnicas envolvidas. É claro que você deve conhecer o que está envolvido em outras técnicas, mas o ideal é se especializar na área quem mais tem a ver com você.

3 – Participe de congressos, seminários e webinars

Outra forma de complementar a sua formação e se manter atualizado em relação a novas tendências do mercado e até outros pontos de vista, é participar de congressos, palestras, seminários presenciais e webinars.

Esse tipo de experiência acrescenta muito em termos de conhecimento, e também, se você está interessado em descobrir como iniciar uma carreira em marketing digital, o que pode ser melhor do que ouvir as experiências acumuladas por outros profissionais?

4 – Busque adquirir experiência na área

Marketing digital é prática, por isso, uma outra dica para quem deseja saber como iniciar uma carreira de marketing digital de sucesso, é buscar trabalhar na área o quanto antes.

Poder aplicar os seus conhecimentos é fundamental em qualquer especialização, pois só com o uso das ferramentas você conseguirá entender e explorar todo o potencial que elas oferecem e crescer na profissão.

Além disso, as boas oportunidades de trabalho exigem sempre que você tenha experiência prévia, portanto, nada de ficar parado. Busque um bom estágio e confira a dica seguinte.

5 – Crie um projeto pessoal para servir de plataforma de aprendizado

Outra dica sobre como iniciar uma carreira de sucesso em marketing digital é justamente criar um projeto próprio de negócio online. Por que não? Quer cartão de visitas melhor do que o seu próprio sucesso como empreendedor digital?

Crie, por exemplo, um site de conteúdo sobre um assunto que você gosta, ou um hobby que você tenha, ou até mesmo sobre a sua experiência ao trilhar a carreira em marketing digital.

Essa será uma chance incrível para você colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a sua formação, e até mesmo ganhar algum dinheiro com Google AdSense, por exemplo.

Além dessa opção de monetizar o seu projeto, ele pode servir de referência no seu portfólio e ser um dos argumentos para a criação de contatos como sugiro adiante.

6 – Crie uma boa rede de relacionamento

Outra dica importante para quem está querendo saber como iniciar uma carreira em marketing digital é construir uma boa rede de relacionamento, principalmente através de redes sociais como o LinkedIn, por exemplo.

Por isso, dedique uma parte do seu dia a construir a sua imagem no LinkedIn, fazendo publicações, em seu perfil, divulgando o seu portfólio e participando ativamente de grupos de discussão na área do marketing digital.

7 – O caminho é longo mas vale a pena

Não se iluda. Se você está interessado em saber os caminhos de como iniciar uma carreira em marketing digital, achando que é uma coisa rápida e que não requer sacrifícios, fica a minha dica: Pare por aqui!

Sabe por que não temos um curso de gerente de marketing digital? Simples, porque não existe faculdade de gerente ou diretor de marketing. Uma carreira se constrói tijolo a tijolo, e essa construção vai exigir muito esforço, estudo e perseverança.

Se esse sacrifício vale a pena? Acredito que sim, pois os salários em marketing digital estão em franca ascensão e posso dizer a você, que esta é uma profissão apaixonante, que nos oferece diversas alternativas. Quer a minha opinião? Vale a pena se você gosta do que faz.

Agora que você já sabe como iniciar uma carreira em marketing digital, é uma questão de se programar e começar a dar seus primeiros passos. Mantenha-se atualizado sobre a carreira em marketing digital e tudo mais que acontece no universo online, assinando a nossa Newsletter.

Publicado originalmente no Guia do Marketing

Sair da versão mobile