Como montar um e-commerce de sucesso
Muitas vezes as pessoas me perguntam como montar um e-commerce de sucesso e a minha resposta é invariavelmente: Prepare-se para o seu negócio com muito planejamento e método.
Planejamento, capacitação e conhecimento do mercado são etapas essenciais para o sucesso no comércio eletrônico.
O empreendedor que deseja montar um e-commerce deve ter em mente que uma loja virtual, site de compras coletivas ou qualquer outro modelo de negócio deve ter em mente que não é porque o negócio ocorre na Internet, que não vai precisar de dedicação, muito trabalho e conhecimento das ferramentas envolvidas no processo.
Para facilitar a vida de quem está pretendendo ingressar no universo do comércio eletrônico, vamos dar um pequeno roteiro para quem deseja abrir um e-commerce de sucesso.
Como montar um e-commerce de sucesso? Simples, seja profissional
O comércio eletrônico atualmente não tem espaço para amadorismo ou improviso. Se mesmo depois desse aviso de um humilde consultor com mais de 15 anos de atuação nesse mercado você quiser continuar indo nesse caminho, pode ficar tranquilo.
O fracasso certamente irá bater a sua porta. Esqueça soluções como loja grátis, criação da loja pelo “sobrinho que mexe com Internet” ou administração da loja virtual feita pela “menina da contabilidade que sabe tudo de Facebook”.
Neste artigo vamos abordar esta questão de como montar uma loja virtual, de forma extremamente técnica. Nossos principais tópicos serão:
Vejamos então cada um destes tópicos neste passo a passo para a criação de uma loja online.
1 – Faça um planejamento do seu projeto de e-commerce
Um projeto de e-commerce é muito mais que simplesmente abrir uma loja virtual e pronto. Mais de 60% das lojas virtuais fecham em menos de 1 ano, por isso, organize-se.
Faça um planejamento detalhado do seu projeto, analise o mercado em que vai entrar e coloque tudo isso no papel.
Faça uma programação para a execução das etapas do projeto com data e valor a ser investido. Desenhe o cenário em que você espera que vá se desenvolver o seu projeto.
2 – Escolha e analise com cuidado o segmento em que irá atuar
Dê preferência a um nicho de mercado. Essa é a melhor opção para o empreendedor digita que deseja montar um e-commerce. Trabalhando em um nicho de mercado você evita a concorrências com os grandes players de mercado e ainda consegue um mercado muitas vezes inexplorado.
As chances de obter sucesso no comércio eletrônico atualmente estão intimamente relacionadas à escolha de um nicho de mercado promissor, já que alguns segmentos estão bastante saturados e contam com empresas de grande porte.
Como em outros segmentos, se você deseja abrir uma loja virtual de sucesso, fuja do confronto com os grandes players. Foque em um público-alvo específico, suas chances de sucesso serão muito maiores.
3 – Conheça a tecnologia envolvida no seu projeto de comércio eletrônico
Você não precisa se transformar em um programador para montar um e-commerce, mas deve conhecer as tecnologias disponíveis para fazer a escolha que mais se adapta ao seu projeto.
Existem diversas opções de plataformas de e-commerce que podem ser adotadas para criação de lojas virtuais a preços acessíveis até para quem está com poucos recursos para iniciar o seu projeto.
Para outros modelos de negócio no ecommerce como clubes de assinaturas, por exemplo, também já existem soluções prontas ou que podem ser facilmente adaptadas para se encaixarem dentro das suas necessidades.
4 – Pesquise opções para formas de pagamento em seu e-commerce
O mercado atualmente oferece diversas soluções para a implantação de formas de pagamento online. É necessário que seus clientes tenham total confiança na hora de efetuarem pagamentos, em sua loja virtual.
Dependendo do momento e do tipo do seu negócio, você pode implantar soluções de pagamento bem seguras e sem muita burocracia.
Ao criar uma loja virtual você precisa aliar segurança e praticidade. Para isso, os empreendedores que querem começar neste negócio e ganhar dinheiro de verdade, optam por intermediadores de pagamento, como o PagSeguro, por exemplo.
5 – Defina sua estratégia de marketing digital
O fundador do Yahoo já dizia que um site sem promoção é como um outdoor no porão. Isso mesmo, atualmente, mais do que nunca é importante ter um planejamento bem definido sobre a ações de marketing digital que você irá implantar em seu e-commerce
Este é um aspecto da sua loja virtual deve ser pensado logo de início, porque envolve até mesmo a definição da plataforma de e-commerce que você irá adotar.
Se você pretende montar um e-commerce, não se esqueça de separar um bom percentual dos recursos para as campanhas de marketing digital, porque sem elas as suas chances de sucesso são bastante reduzidas.
Faça um bom plano de marketing digital para a sua loja e mantenha sempre um monitoramento rígido sobre os resultados de cada ação.
6 – Monitore todas as sua atividades online
Diferentemente de uma loja física, uma das grandes vantagens do mundo virtual é que tudo que acontece pode ser monitorado em seus mínimos detalhes.
Você sabia que todo o tráfego e comportamento dos clientes de um e-commerce pode ser monitorado e detalhado para que você possa analisar o que está ocorrendo no seu negócio e utilizar essas informações para a tomada de decisões futuras?
Melhor, isso pode ser feito de graça com uma ferramenta chamada Google Analytics. Sem um monitoramento você estará navegando na escuridão, tendo como conselheiro o Eu Acho. Atividade no site, envio de e-mails, atuação nas redes sociais, tudo pode e deve ser monitorado.
7 – Invista em capacitação de pessoal
Para montar um e-commerce é necessário investir em capacitação. O empreendedor digital deve estar consciente que é necessário investimento em capacitação, tanto no que diz respeito à gestão de e-commerce quanto para colaboradores que irão controlar o sistema e marketing digital.
Faça no mínimo um curso de e-commerce e um curso de marketing digital para ter uma visão completa do mercado.
O comercio eletrônico está cada vez mais técnico e por isso precisa de profissionais que tenham conhecimento nas mais diversas áreas envolvidas no ambiente do comércio virtual.
O empreendedorismo de sucesso no e-commerce depende das técnicas utilizadas por quem gerencia e trabalha com ele.
8 – Estruture um bom sistema de logística
Se for montar um e-commerce ou vender algum tipo de produto não se esqueça de tomar todo o cuidado possível com a logística. Um dos erros mais comuns no comércio eletrônico , seja ele um pequeno e-commerce ou uma grande operação é justamente problemas com a entrega dos produtos vendidos.
A maioria das reclamações sobre compras realizadas em lojas virtuais são justamente em relação a falhas no prazo de entrega. Esteja certo de ter uma estrutura que possa garantir que os produtos vendidos em seu site serão entregues dentro do prazo estipulado em sua política de entregas.
9 – Mantenha-se atualizado
O comércio eletrônico é muito dinâmico e está em constante evolução. Em nossos cursos sobre e-commerce, costumo dizer que nenhuma loja virtual está terminada, elas estão no máximo prontas para operar. Por isso, mantenha-se atualizado com as novas tendências e tecnologias.
Assine feeds de notícias e newsletters de sites especializados no assunto, compre revistas especializadas e acompanhe as discussões em redes sociais.
É claro que em um único artigos não podemos abordar todos os aspectos da criação de uma loja virtual, mas os dez que enumerei acima já são um ótimo começo para quem deseja saber como montar um e-commerce de sucesso. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Muito bom seu artigo!
Eu estou querendo fazer uma loja virtual mais acho que vou esperar eu ter comprado alguns produtos para que o fregues não tenho que esperar uma eternidade para receber o produto!
Bom dia,amigo.
As informações que me envia são muito valiosas para mim,pois me ajudam a entender o mundo virtual.
Muito obrigado.
Ailton Rocha.