Como montar um e-commerce de moda e fazer sucesso com ele
Saber exatamente como montar um e-commerce de moda é um tema que vem se tornando cada vez mais comum na cabeça de empresários e empresárias desse segmento, em função do vertiginoso avanço do setor.
Segundo o último relatório Webshoppers, que cobre o ano de 2016, o e-commerce de moda é disparado o primeiro colocado no ranking dos diversos segmentos que atuam no comércio eletrônico brasileiro.
Para ajudar as nossos leitores e leitoras que estão em busca de saber como montar um e-commerce de moda, a equipe do Empreendedores Web pesquisou e conversou profissionais do mercado para elaborar um pequeno roteiro para que você possa se orientar.
Planejamento é fundamental para o sucesso do negócio
Sair por ai montando a sua loja virtual de qualquer maneira, sem um planejamento prévio é simplesmente perda de tempo e o caminho certo para o fracasso. No e-commerce moderno não há mais espaço para amadorismo.
Empregue todo o tempo possível na elaboração de um projeto de e-commerce, ou seja, uma análise do que você pretende montar, de que recursos precisará, quanto isso irá custar e em que prazo isso ficará pronto. Sem esse planejamento, o negócio fica inviável.
Se a sua pergunta é como montar um e-commerce de moda, a tarefa mais óbvia é responder a essa pergunta em um projeto, antes de sair por ai contratando plataformas, marketing e outras coisas mais. Se você fosse montar uma loja de roupas no mundo físico não faria isso?
Defina uma proposta para sua loja virtual de moda
Para dar continuidade ao seu projeto de e-commerce de moda, é necessário que você defina um conceito para a sua loja. Um dos segredos do e-commerce de moda é, ao invés de vender roupas e acessórios, vender estilo.
É esse conceito, esse estilo, que vai definir questões importantes como por exemplo, o design e até o próprio marketing da sua loja virtual.
O consumidor moderno não está interessado em simplesmente comprar uma roupa ou acessório, ele esta interessado em comprar um produto que reflita sua personalidade, além, obviamente, de trazer conforto e porque não dizer, glamour.
Defina o mix de produtos que irá vender
As lojas genéricas, ou seja aquelas que vendem de tudo um pouco, não são uma boa opção. Se você quer saber como montar um e-commerce de moda de sucesso, nossa primeira recomendação é que busque um nicho de mercado para trabalhar.
As vantagens dos nichos de mercado no e-commerce são inúmeras. Custos menores em termos de sistema para criação da loja virtual, menores custos para divulgação do negócio e um item que acreditamos ser fundamental, maior facilidade para fidelização da clientela conquistada.
Escolha da plataforma de e-commerce
Toda loja precisa de um sistema para criação do site e da parte administrativa da loja, o que chamamos de plataforma de e-commerce.
Saber escolher essa plataforma é um desafio para muitos empreendedores e nesse caso, a melhor alternativa é fazer um bom curso de e-commerce ou então contratar uma consultoria.
Para Josiane Osório, diretora do Curso de E-commerce, a receita para a escolha da plataforma de e-commerce ideal é simples. “A plataforma de e-commerce deve satisfazer às necessidades de curto e médio prazo do seu projeto. Se for superdimensionada, você estará pagando pelo que não vai usar, se for subdimensionada, você enfrentará sérios problemas mais adiante.” afirmou a consultora.
Atualmente o mercado brasileiro conta com diversos fornecedores de plataformas de e-commerce o que deixa você mais a vontade na hora de escolher a sua.
Divulgação do seu e-commerce de moda
Para quem está interessado em saber como montar um e-commerce de moda, ai vai outra dica. A divulgação da loja virtual é fundamental para o sucesso de qualquer comércio eletrônico e no e-commerce de moda não haveria de ser diferente.
O consultor de marketing digital Alberto Valle, diretor e instrutor da Curso de E-commerce dá algumas dicas. “Na elaboração do seu projeto de e-commerce, reserve 30% dos recursos para a plataforma e outros sistemas, e 70% do orçamento para o marketing online, pois ele é a chave do sucesso no varejo eletrônico hoje em dia”.
Ainda segundo Alberto, o e-commerce de moda difere um pouco de outros segmentos do comércio eletrônico. “No segmento de moda trabalhamos muito mais com o marketing em mídias sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo.
O marketing de busca, a presença em destaque nas páginas de respostas do Google e outros buscadores é importante, mas as a redes sociais realmente dominam o ranking em termos de conversão.” completou o analista.
Crie um blog para o seu e-commerce de moda
Por uma questão de evolução do negócio, muitas blogueiras são atualmente donas de lojas virtuais, e elas sabem muito bem o potencial de vendas que um blog representa no segmento de moda e acessórios. Por isso, se você quer saber como montar uma loja virtual de roupas e acessórios, anote a dica: Crie um blog para ela.
O blog de moda funciona como uma verdadeira vitrine para a loja virtual. É nele que comunicamos novos conceitos e tendências, avisamos sobre lançamentos e promoções. Em termos de marketing em mídias sociais, ele é o verdadeiro hub para todas as outras ações no Facebook, Twitter ou Instagram.
Crie uma estratégia de fidelização
Além de saber como montar um e-commerce de moda e promove-lo, você precisa determinar também, de que forma irá fidelizar suas ou seus clientes. A fidelização de um cliente custa muito mais barato do que a aquisição de um novo e é um dos grandes segredos dos negócios online hoje em dia. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Com informações do portal Guia de E-commerce
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