Escreva descrições de produtos que vendem mais em sua loja
A página de descrição de produtos ocupa atualmente um lugar de destaque na estrutura de uma loja virtual. Já se vai longe o tempo em que ela era apenas um descritivo frio das características do produto. Atualmente, a página de descrição dos produtos de um e-commerce é uma área repleta de técnicas que visam aumentar a conversão da loja. É por isso que as descrições do produto em sites de comércio eletrônico são consideradas como um componente vital de qualquer e-commerce bem sucedido.
Sempre comento em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, que atualmente temos a tendência de humanizar o relacionamento nas lojas virtuais. Antigamente, via-se o e-commerce como um cenário em que minimizávamos o contato humano para maximizar a eficiência, minimizando esse contato, ficam expostos alguns problemas potenciais. Por exemplo, a falta de interação humana pode ser um problema quando os produtos são apresentados pela primeira vez para o cliente da sua loja virtual. É justamente por causa de situações como esta que o seu site precisa transmitir de forma bastante eficiente as informações sobre o produto em um cenário com pouca ou nenhuma interação humana e com a agravante do espaço muito limitado. E os problemas não terminam aqui. Você também precisará se preocupar com as questões relativas ao SEO nas descrição de produtos. É realmente uma pedreira
Para facilitar esse trabalho, sugerimos algumas diretrizes sobre a elaboração da descrição de produtos em uma loja virtual.
Nunca use descrições fornecidas pelo fabricante
A descrição de um produto faz parte da cultura da sua loja virtual, por isso mesmo ela deve ser única. Nuca caia na tentação de utilizar a descrição massificada fornecida pelo fabricante. O que diferencia a sua loja virtual em relação as outras é justamente a forma especial que você tem de abordar os cliente e colocar a descrição fria oferecida pelo fabricante, em uma linguagem que seja compreendida pelo seu público-consumidor. Além disso, se você simplesmente copia a descrição oferecida pelo fornecedor, ela ficará igual a de dezenas de outros sites o que vai lhe trazer um problema enorme com as ferramentas de busca como o Google. O Google simplesmente abomina conteúdo duplicado, e por isso, se a sua descrição não for única, você jamais conseguirá uma boa colocação nas ferramentas de busca. Esse é um conceito básico de SEO – Search Engine Optimization. Você pode até incluir partes do conteúdo do fabricante, mas, a fim de conseguir um bom posicionamento, você terá que tornar o conteúdo dessas páginas pecas únicas.
Mantenha sua página de produto acima da primeira dobra
É sabido que a maioria das pessoas detesta rolar verticalmente páginas. Por isso, é importante que você concentre as informações mais importantes da sua página de detalhe de produtos na primeira dobra. Imagens, detalhes, botão de comprar e tudo mais importante para a conversão da página devem ficas em posição bem visível logo na primeira dobra. As descrições técnicas do produto podem ficas na segunda dobra sem maiores problemas. Nas descrições, evite a todo custo cometer erros gramaticais i de formatação como, por exemplo, o abuso do uso de caixa alta.
Escrever com o seu público-alvo em mente
Antes de começar a rascunhar a descrição do produto, você deve ter em mente o perfil do seu público-alvo. É preciso adaptar a linguagem técnica do produto à cultura da sua loja e a compreensão ampla dos seus clientes. Você deve se colocar no lugar dos seus clientes e tentar falar a linguagem deles ao escrever para eles. A descrição de uma lingerie é completamente diferente da descrição de um acessório automotivo. Dentro de um mesmo segmento, a descrição também varia. em uma loja virtual de perfumes, a descrição de uma fragrância feminina difere radicalmente de uma voltada para o público masculino. O perfil do seu consumidor deve orientar a linguagem e a forma que você usará na descrição dos seus produtos.
Prenda a atenção do seu público logo no primeiro contato
Uma das melhores maneiras que você tem para fazer com que o usuário preste atenção a descrição do seu produto é chamar a atenção para o produto logo em um primeiro contato, ou seja na curta descrição do produto que se costuma fazer logo na parte de cima da página. É realmente um exercício cansativo de síntese e criatividade, mas vale a pena. Lembre-se que você possui menos de dois segundos para convencer o usuário de que vale a pena continuar a ler a sua página e para isso é necessário ser rápido, claro e objetivo logo de saída. É essencial que esse primeiro impacto gere uma curiosidade em relação ao restante do conteúdo. Crie uma chamada instigante e precisa, sem muitos códigos ou especificações desnecessárias. Se você for eficiente nesse momento, terá a página inteira – ou quase inteira – para apresentar a descrição exata do produto.
Crie uma conversa na descrição do produto
O marketing moderno é composto por conversas. Isso é o que você deve buscar nas suas descrições de produtos. Explique o seu produto de forma lógica e sequenciada. Construa uma argumentação com início, meio e fim. Demonstre ao usuário quais são os benefícios que aquele produto irá trazer para ele e como ele se destaca em relação aos concorrentes. O seu conhecimento sobre o produto e benefícios deve ser tal que lhe proporcione toda argumentação necessária para colocar o produto sob o prisma adequado para o convencimento do seu público-alvo. O importante é estimular a vontade de possuir aquele produto.
Qual sua experiência na elaboração de descrições de produtos em páginas de detalhes de lojas virtuais. Compartilhe publicando seu comentário.
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