E-commerce de joias e acessórios
E-commerce de joias é uma boa opção no segmentoEm um país como o nosso, o e-commerce de joias surge como uma ótima opção para o pequeno e médio empreendedor, já que entre as diversas virtudes da mulher brasileira está a vaidade, que é peça chave para esse tipo de negócio. Além disso, o Brasil também aparece como referência internacional no mercado de joias e semi joias o que deixa a ideia de um comércio eletrônico voltado para esse segmento ainda mais atraente.
O e-commerce de joias não difere muito das outras modalidades de venda de produtos pela internet, mas certamente tem suas características especiais. O primeiro diferencial está justamente no conceito envolvido no negócio e o segundo está nas questões de segurança e entrega que envolvem uma loja virtual de joias em qualquer lugar do mundo.
No e-commerce de joias se vende um conceito antes de tudo
Em primeiro lugar, o comércio eletrônico de joias, antes de vender o produto, vende um conceito de glamour e sofisticação. A joia vem associada a uma imagem de distinção e por isso o conceito da loja precisa estar muito bem definido.
A primeira coisa a ser feita é definir qual o público-alvo que você deseja conquistar. Desenhe com cuidado a Persona do seu cliente para não cair na armadilha do leque amplo, estratégia restrita aos grandes players do mercado e mesmo assim nem sempre bem sucedida. Busque trabalhar com um nicho, um público muito bem definido para poder levar o conceito a que me referi anteriormente de forma bem explícita.
Comércio eletrônico de joias é vaidade
No e-commerce de joias estamos vendendo vaidade e por isso mesmo, uma loja virtual nesse segmento precisa ter uma apresentação simplesmente fantástica para não só passar o conceito como também confiança. Você compraria um anel de R$ 2.300 em uma loja cuja apresentação não inspira confiança?
Invista pesadamente em layout e design, pois esses dois itens são essenciais para esse segmento do comércio online. Se você estiver usando uma plataforma Magento ou até mesmo uma loja virtual montada com WordPress, poderá ver ótimas templates no site Theme Forest especializado na venda de layouts. Considere com carinho a utilização da cor preta no layout da sua loja virtual de joias. A cor preta no e-commerce tem justamente a função de passar a imagem de luxo e sofisticação.
Abuse dos recursos de exposição
Um dos grandes bloqueios ao crescimento do setor de e-commerce de joias ainda é a capacidade de avaliação da peça. As mulheres, maioria do público de uma loja virtual de joias, ainda se sentem bastante inseguras por não poderem “ver a peça de perto”. Por isso, minha recomendação é que você use e abuse dos efeitos de demonstração da página de detalhes de produtos.
Na hora de escolher sua plataforma de e-commerce verifique com o fotos 360 graus na loja, como forma de diferenciação. Crie seu Oceano Azul no E-commerce de joias.
As fotos no e-commerce de joias são fundamentais. Trabalhe apenas com imagens de altíssima qualidade e definição. Você precisa fazer com que suas joias saltem da tela para o imaginário do cliente e para que essa mágica aconteça é preciso fazer a melhor apresentação visual do produto possível. Um bom exemplo disso você pode ver na loja virtual da Vivara que prima por fotos de altíssima qualidade.
Confiança e segurança no e-commerce de joias
Se as questões da confiança e segurança já são fundamentais em outros segmentos, no e-commerce de joias então, nem se fala. Por se tratarem de produtos de alto valor agregado, as pessoas ainda estão muito receosas de fazerem suas compras pela internet.
Certifique-se de usar todos os protocolos de segurança possíveis na sua área de pagamentos como certificados digitais do tipo SSL, sistema de análise de risco das transações e blindagem do site. Quando falamos sobre segurança em nosso curso de criação de lojas virtuais sempre fazemos questão de mostrar que os riscos de segurança de uma loja virtual vão bem além da parte de pagamentos.
Comércio eletrônico de joias e acessórios tem mercado promissor no BrasilPlanejamento da navegação
Uma das características do comércio eletrônico de joias e acessórios é a de não ter muitos departamentos, o que por vezes leva o lojista a buscar o outro extremo, ou seja, tentar segmentar demais os produtos. O ideal é o meio termo. Veja por que.
Para facilitar a busca em sua loja, categorize seus departamentos de forma simples e clara. Busque uma ordenação flexível para poder aproximar seções correlacionadas e complementares. Pense também em fazer uma boa estratégia de Cross Selling no E-commerce, que neste segmento específico apresenta excelentes ganhos na taxa de conversão da loja virtual.
Marketing digital
Pela particularidade do produto, o marketing digital de um e-commerce de joias deve ter uma preocupação especial com a segmentação, uma vez que nem todos os Leads conseguem ser categorizados como Prospects. Isso afeta muito a taxa de conversão das campanhas se não for tratado com o devido cuidado.
A divulgação de uma loja virtual no segmento de joias, semi joias e bijuterias deve começar no trabalho de SEO na composição da árvore de departamentos e URLs amigáveis precisas em função do momento de busca e decisão do usuário.
Outra presença digital importantíssima no segmento de joias e bijuterias na Internet, são as Redes Sociais. Ter uma boa estratégia de marketing nas redes sociais facilita o relacionamento com os clientes através da criação de um vínculo de convívio.
Logística no comércio eletrônico de joias
O velho calcanhar de Aquiles do comércio eletrônico, a logística, também é alvo de atenção especial no comércio eletrônico de joias e semi joias. Dúvidas em relação a segurança de entrega e prazos podem reduzir sensivelmente a sua taxa de conversão.
Além desse problema, temos o outro que é da segurança no processo de entrega e recebimento. Todas as medidas de segurança, para salvaguardar ambos os lados, devem ser adotadas. Por isso, dê preferência a uma transportadora que tenha uma boa estrutura nessa área. Certifique-se de colocar sua política de entrega em local bem visível na loja virtual para quebrar essa barreira também.
Como você pode ver o e-commerce de joias é do ponto de vista estrutural, como qualquer outra loja virtual, mas alguns detalhes fazem toda a diferença quando se fala em vender luxo e vaidade.
Milhares se não milhões ainda praticam as formas de vender dos anos 80 hahaha… vê se pode ?
As vendas online só crescem e até os cegos enxergam isso.
Quem estar aprendendo técnicas para vender na internet por favor, continuem!
Esse é o negócio do futuro e poucas pessoas sabem disso, se você está aprendendo vá em frente, pois é promissor.
Aguardo mais artigos como esse.
ABÇ.