E-commerce de moda – Comércio eletrônico de roupas e acessórios
Ultimamente muito se tem falado sobre e-commerce de moda, mas afinal de contas, o que tem esse segmento do comércio eletrônico de tão especial assim.
Em termos de tecnologia, praticamente nada, já que com exceção de alguns recursos de apresentação dos produtos, lojas virtuais de moda nada diferem de outros sistemas de e-commerce.
O grande diferencial do e-commerce de moda está na abordagem que deve ser feita para criar um laço de relacionamento, principalmente com o público feminino.
Tido antigamente como um segmento difícil, o e-commerce de moda está ganhando proporções gigantescas no Brasil, a ponto de chamar a atenção de gigantes do segmento como a japonesa Rakuten, uma das dez maiores redes de varejo do mundo.
Os números do e-commerce de moda falam por si
O varejo eletrônico brasileiro já sentiu a força deste segmento. No relatório WebShoppers do ano de 2016, sobre o desempenho do comércio eletrônico no Brasil publicado pela consultoria E-bit, o segmento de Moda & Acessórios ocupa a primeira posição, com uma participação de 19% no volume total de pedidos, seguido de perto, com 18% pelo segmento de Cosméticos e Perfumaria.
O crescimento do e-commerce de moda no Brasil se explica pelo fato dos consumidores estarem a cada dia mais confiantes em fazer compras desse tipo de produto pela Internet, já que questões que funcionavam como barreiras, como a troca de mercadorias, vêm sendo gradativamente resolvidas.
Grandes investidores atraídos pelo e-commerce de moda no Brasil
Grandes redes varejistas de moda também já aderiram ao comércio eletrônico de moda como Magazine Luiza e Dafiti, que já tem o e-commerce como fonte de receita significativa dentro de suas operações.
Como novos negócios ou expansão dos negócios físicos, as lojas virtuais de moda já são uma tendência no ecommerce brasileiro.
Algumas lojas virtuais que operavam em setores não relacionados à moda e acessórios, como Submarino, correram para iniciar atividades também neste segmento para não ficar de fora desse nicho.
O segmento anda a passos largos com números que realmente impressionam e até mesmo setores, que em um primeiro momento não chamavam atenção dos investidores, como o do e-commerce de moda plus size, já passam a fazer parte das opções de investimento.
E-commerce de moda foca o público feminino no Brasil
O cenário do e-commerce de moda no Brasil
Quando se fala em e-commerce de moda no Brasil o que nos vem à cabeça imediatamente são as lojas virtuais de moda voltadas para o público feminino. O comércio eletrônico de roupas e acessórios femininos, é o segmento de moda que mais cresce no país.
A brasileira, antes reticente em relação à compra de moda online, hoje em dia se sente muito a vontade de navegar pela Internet e fazer suas compras em lojas virtuais.
Esse comportamento já chamou a atenção dos novos empreendedores digitais que passam a ver no e-commerce de moda uma boa oportunidade para iniciarem seus negócios online.
Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais é cada vez maior o número de participantes que pretendem abrir um e-commerce de moda. Isso nos dá uma boa noção sobre o potencial desse mercado.
O diferencial no e-commerce de moda
Embora o e-commerce de moda, em termos tecnológicos não se diferencie em nada de uma operação convencional de comércio eletrônico, é fato que esse segmento apresenta algumas singularidades.
Como já tive a chance de explicar em meu artigo anterior sobre a motivação feminina para realizar compras na Internet, é necessário dar uma abordagem feminina no projeto de e-commerce.
Para ter uma ideia mais clara sobre este aspecto que é fundamental no e-commerce de moda, sugiro que leia o artigo O Que Faz as Mulheres Comprarem na Internet.
Um exemplo dessa diferença é a página de detalhes do produto. Nas lojas virtuais voltadas para o público feminino, essa parte da loja virtual costuma apresentar recursos de visualização de detalhes do produto, como zoom e rotação 360 graus bastante sofisticados.
Um belo caso de tecnologia aplicada a provadores virtuais no Brasil é o das Lojas Riachuelo que proporciona uma experiência bem realista de prova do look através da webcam do usuário em seu Provador Virtual. Um caso de realidade aumentada aplicado ao mundo da moda no e-commerce.
Outra área diferenciada no comércio eletrônico de moda é o marketing digital, que envolve muito mais relacionamento que outras áreas de vendas online, mas isso fica para outro artigo.
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Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce
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