O empreendedor digital precisa de linguagem simples
Várias fontes incentivam o empreendedorismo digital, mas o que a maioria delas esquece é que o empreendedor digital precisa de uma linguagem simples para ter uma exata noção do mercado em que ele está ingressando. Tornar o jargão digital uma linguagem acessível a qualquer um de forma a poder receber esses novos empreendedores no mundo dos negócios online.
Se o objetivo é o de trazer novos empreendedores para o mundo digital, é necessário fazer com que a informação sobre oportunidades e modelos de negócio seja apresentada de forma compreensível para os “pobres mortais”. Uma das virtudes do homem que detém o conhecimento é a de conseguir passar esse conhecimento para qualquer pessoa. Essa é a verdadeira conquista do saber. Transformar o conhecimento em um clube exclusivo em que só os “iniciados” podem entrar, denota insegurança e falta do verdadeiro espírito empreendedor, onde o compartilhamento das informações desempenha um papel fundamental.
A inclusão de novos pontos de vista e diferentes abordagens no mundo do comércio eletrônico é fundamental para o desenvolvimento do setor. Por isso é necessário que empreendedores, ainda fora deste mercado, sejam incorporado a grande massa de iniciativas que já estão presentes na Internet. A diversidade só tem a contribuir em termos de novas idéias e diferentes abordagens para o negócio web.
A Internet tem se transformado em um espaço democrático em que o conhecimento sobre programação não é mais essencial para a criação de uma empresa de sucesso. O necessário é o conhecimento sobre as ferramentas disponíveis para a criação de um negócio digital, como meios de pagamento, marketing, segurança e acompanhamento de resultados.
Facilitando as coisas para o novo empreendedor digital
Que me desculpem os “puristas”, mas se traduzir a linguagem por vezes, complicada dos negócios na Internet significa “facilitar demais”, nós aceitamos o desafio e estamos dispostos a trazer um número cada vez maior de empreendedores para o mundo virtual. Traduzir a linguagem técnica de forma precisa e acessível para a maioria das pessoas significa abrir novos horizontes para empreendedores que tem ótimas idéias, mas não sabem como podem usar o meio digital para colocá-las em prática. O conhecimento não está nos códigos de programação e sim nas idéias e iniciativas.
O volume de informação é realmente pesado. SSL, FTP, XML, CRM, ERP e outros ingredientes da verdadeira sopa de letrinhas em que vivemos no ambiente de desenvolvimento web, em um primeiro momento pode parecer um impeditivo para novas iniciativas, mas a tarefa maior dos agentes do desenvolvimento realmente comprometidos com o setor de vendas online é justamente o de facilitar o acesso dos novos empreendedores a esse segmento que tantas oportunidades oferece.
Atitude Empreendedora na Internet
A verdadeira atitude empreendedora consiste em desafiar os “feudos” do conhecimento e encarar as novas tecnologias como um objetivo a ser alcançado. A informática nunca esteve tão democrática e os caminhos para o empreendedorismo digital tão claros. Cabe às empresas e formadores de opinião traçar um caminho para os milhares de empreendedores digitais que busca informações sobre os novos modelos de negócios e novas tecnologias na área do comércio eletrônico e marketing digital. Com uma linguagem simples e objetiva, podemos ajudar esse imenso contingente de empresários a encontrar o caminho mais viável para a concretização de seus projetos. Esse tem sido um dos maiores objetivos em nossos cursos e acreditamos que esteja ai grande parte do nosso sucesso. A nossa meta principal é trazer para o micro, pequeno e médio empresário as informações sobre o mundo dos negócios digitais de forma descomplicada.
Não adianta ficar alardeando que o empreendedorismo digital é uma boa opção de negócio se o acesso a esse mercado é bloqueado por uma linguagem truncada e inacessível aos novos empreendedores.
Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce
Concordo contigo Alberto,
Mas tecnologia não é o problema principal. O que pega, de verdade, é conhecimento de mercado. Por mais que o empreendedor conheça a tecnologia é fundamental conhecer, também, o modelo de Customer Development e formas de chegar ao mercado. Para isto, contar com a experiência de mentores e conselheiros é essencial.
Um abraço,
Danilo