Fases de um blogueiro de sucesso
Uma área que sempre me interessou foi a de blogs, principalmente porque eles tem uma participação de destaque em qualquer estratégia de marketing digital, seja como reforço da imagem corporativa ou parte de uma estratégia de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca. Mais recentemente tenho dedicado uma atenção especial a parte de monetização de blogs, um exercício incrível de gerenciamento de espaços publicitários.
Blogar não é fácil e por isso mesmo é inevitável que durante o processo de amadurecimento da técnica passemos por diversas fases em função de erros e acertos. No caso do blog a coisa não é diferente, a cada passo que damos nos deparamos com novos cenários e desafios e é importante estar preparado(a) para esses momentos para não tropeçar no meio do caminho para o sucesso.
A algum tempo atrás o Social Media Today publicou uma matéria interessante e bem humorada sobre as diversas fases que um blogueiro passa até atingir a “maioridade”. Parece uma saga, mas seja qual for o seu objetivo com um blog, profissional ou amador, parece que essas fases são caminho obrigatório até o sucesso como blogueiro ou blogueira. Já ouvi vários participantes do nosso curso sobre como criar um blog narrarem algumas destas situações.
As diversas fases de um blogueiro de sucesso
Pesquisa – Você acabou de tomar a decisão de criar um blog e vai ler tudo o que pode sobre o tema e como construir a presença da sua marca na web. Como a maioria das matérias que você encontrará falam sobre casos de sucesso, isso antecida um pouco a próxima fase.
Euforia – Você coletou uma série de artigos e notícias e seu site já conta com uma quantidade razoável de conteúdo para oferecer aos seus leitores. Seus primeiros clientes começam a chegar e seu Google Analytics começa a dar sinais de vida.
Medo – Caso seu conteúdo não chame a atenção que desejava, você começa a se sentir inseguro. O que devo fazer para atrair um maior número de leitores? Horas debruçado sobre os gráficos do Analytics a procura de respostas para atrair um público maior.
Controle – Começa a ser criada aquela sensação de obrigação. Você começa a visualizar o blog como um negócio, e não mais como lugar onde você apenas compartilha pensamentos e ideias. Esse é um momento delicado que antecipa o que pode acontecer na próxima fase.
Isolamento – Você é o único que se esforça com os posts, o único que não está recebendo comentários ou não sendo retuitado. Começa a se sentir rejeitado na rede. Parece que existe uma conspiração global contra você.
Raiva – Fase em que você se questiona se ter criado o blog foi uma boa ideia e se deve continuar com o projeto. É esse o início do fim para muitos.
Ausência – Uma vez que você o abandona, começa a perder seus leitores aos poucos, até que eles percam o interesse completo pelo seu blog. Resultado, uma profecia que acaba se cumprindo por si só.
Aceitação – Aqueles que não desistem, começam a compreender que não serão o número um da noite para o dia, que é preciso persistir e se reinventar a cada dia. Você segue com a sua proposta inicial, só que dessa vez mais madura.
Determinação – Você passa a criar metas e objetivos mais fáceis de serem executados e desenvolve um Plano de Negócios para o seu blog. Você começa a perceber que o sucesso de um blog depende da maneira como você interage e se envolve com seu público.
Aprendizado – É o grande professor. É ele o responsável por manter vivo um blog e levá-lo a uma posição de destaque na blogosfera. Temos sempre de aprender com os outros e com nossos próprios erros para conseguir transformas um blog iniciante em um sucesso em seu segmento.
E você? Já passou por algumas dessas fases na sua jornada como blogueiro ou blogueira? Deixe seu comentário e contribua com o sucesso de outros blogueiros e blogueiras.