Frete grátis é o recurso promocional preferido dos consumidores
A maioria (73%) dos consumidores classifica o frete grátis incondicional como o recurso promocional mais importante ao comprar em sites de comércio eletrônico, de acordo um trabalho apresentado em outubro de 2011 pelo e-tailing group. Dados do estudo “The Connected Consumer” também mostram que o serviço de retorno gratuito foi o segundo mais lembrado (70%), seguido por vendas e seções especiais (62%), disponibilidade de cupons e promoções (56%) e descontos em produtos e categorias específicas (54%). Por outro lado, comprar mais para poupar mais (34%) e oferta de brindes grátis em determinadas compras (31%) foram as táticas menos mencionadas pelos consumidores.
Frete grátis aumenta a taxa de conversão das lojas virtuais
O estudo ainda indica que oferecer frete grátis para consumidores em sites de redes sociais traz grandes benefícios para as companhias, com mais da metade (60%) dos consumidores afirmando ter interagido com uma empresa de varejo ou marca em sites do gênero como resultado de uma oferta de entrega grátis, enquanto 46% afirmam se sentir estimulados a comprar um produto no site do vendedor por conta desta oferta.
Além disso, oferecer descontos exclusivos e promoções diárias influencia metade (50%) dos consumidores a se envolverem com empresas em redes sociais, com 40% realizado alguma aquisição. Curiosamente, a quantia de “like” que um produto recebe tem menor relevância para os consumidores, com uma parcela de apenas 25% afirmando interagir ou concretizar uma compra como resultado da popularidade de uma mercadoria neste quesito, enquanto apenas 20% curtiriam uma marca depois de ter comprado, experimentado e gostado de um produto que ela comercializa.
Detalhes fazem a diferença no e-commerce
Dentre os fatores que mais influenciam os consumidores ao analisar produtos em sites de e-commerce, a qualidade da imagem, juntamente com a capacidade de visualizá-lo em diversos ângulos ou em uma cor de sua preferência foram as mais citadas, seguidos de perto por classificações e análises de outros consumidores. Por outro lado, o uso de recursos sociais como “email-a-friend”, a função “like” ou botões de compartilhamento de conteúdo foram lembrados por aproximadamente 1/3 dos entrevistados.
A grande maioria dos consumidores (79%) afirma que o preço é o fator mais relevante no momento da decisão de compra, superior a comodidade de comprar sem sair de casa (63%) e a possibilidade de obter um produto com agilidade (55%). Por outro lado, os comentários e referências de outros compradores são menos relevantes, com 33% afirmando que a análise de outros consumidores em sites de varejo lhe ajudou a decidir sobre uma aquisição, seguido por conselhos boca a boca de amigos (26%) e de consumidores presentes em comunidades online (15%).
Baixo preço lidera preferência dos brasileiros
O baixo preço das mercadorias ofertadas em sites de comércio eletrônico é considerado pelos consumidores brasileiros como o fator de maior relevância em sua decisão de compra, com um total de 59% compartilhando essa preferência, seguido pela praticidade e agilidade ao finalizar uma aquisição (56%), capacidade de monitorar seu pedido (25%), grande variedade de produtos disponível (23%), custo de entrega (19%), estimativa correta sobre a data do recebimento (17%), política de retorno de fácil compreensão (13%) e “outro motivo” (7%), segundo um estudo apresentado em outubro de 2011 pela ORC International.
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Fonte: E-Commerce News