Taxa de conversão é quem define orçamento de canais
Mais da metade das empresas de diferentes regiões do mundo distribuem seu orçamento de marketing conforme o número de conversões geradas por cada canal individualmente, segundo um estudo apresentado em abril de 2012 pela Econsultancy e Google Analytcs. Isto significa que se 30% das vendas da empresa foram geradas a partir de um banner exposto em um blog, é possível que este canal seja bonificado com 30% dos recursos de marketing no próximo planejamento orçamentário. Neste contexto, ao analisar os investimentos alterados com base na taxa de conversão de cada canal, 60% dos comerciantes afirmam que os links patrocinados receberam um aumento significativo (18%) ou moderado (42%) no orçamento de marketing, seguido por anúncios visuais (54%), SEO (53%), mídias sociais (52%) e mobile (51%).
Maioria das empresas atribui os créditos da conversão ao último clique
Utilizado por mais de 54% das empresas (clientes) e agências (consultorias) ao redor do planeta, o método mais popular para atribuir os créditos da conversão aos canais é o último clique, ou seja, considera apenas o último canal que o cliente entrou antes de realizar a conversão, independente dele ter acessado o site da empresa por outras vias ao longo das etapas do processo de compra. No entanto, as agências são mais propensas a utilizar diferentes critérios para atribuir os créditos da conversão, incluindo métodos personalizados por canal ( em que os méritos são atribuídos de acordo com a natureza de cada canal, 41% vs 25%), o primeiro clique (onde a conversão é creditada ao canal que gerou a primeira visita, 41% vs 25%), a metodologia única (35% vs 20%), e linear (no qual todos os créditos são partilhados igualmente entre os diferentes canais, 29% vs 10%).
Método do último clique ofusca o desempenho das mídias sociais
O potencial dos canais sociais está sendo subestimado em até 94% pelo fato da maioria das empresas atribuírem os créditos da conversão ao último clique, segundo um estudo apresentado em março de 2012 pela Adobe (Clique aqui para ler). A fabricante de software diz que as empresas devem abandonar o método do último clique e atribuir os créditos da conversão ao primeiro clique, pois distribui o orçamento de marketing de forma mais justa por bonificar o canal que realmente levou o cliente à empresa.
Critério linear é o mais eficaz
Curiosamente, embora o estudo “Marketing Attribution: Valuing the Customer Journey“ da Econsultancy mostre que o último clique seja o método mais utilizado para atribuir os méritos da conversão, poucos entrevistados acreditam na sua eficácia, com 69% deles afirmando que este critério não é muito (14%) ou um pouco (55%) eficaz. Em contrapartida, 92% dos inquiridos acreditam que o método linear seja muito (23%) ou pouco (69%) eficaz, enquanto proporção semelhante afirma o mesmo para a metodologia única.