Qual a importância de um blog para sua loja virtual
Discutir a importância do blog no e-commerce atualmente parece chover no molhado, já que é incontestável o poder que essa ferramenta tem no marketing moderno, mas o mais curioso é que a medida em que você se aprofunda na análise do marketing em mídias sociais, mais se percebe que ele ainda é uma ferramenta negligenciada pelas marcas.
Se o seu e-commerce ainda não possui um blog associado a ele você certamente está perdendo uma oportunidade de ouro para promover o seu negócio a um custo infinitamente menor do que outros canais como links patrocinados e Facebook Ads, só para citar alguns exemplos.
Os blogs são veículos extremamente populares atualmente. As pessoas simplesmente os amam! Um blog bem escrito que oferece informativos, educativos, conteúdo de entretenimento para a comunidade online pode acumular uma grande quantidade de fiéis seguidores que, então, vão se tornar evangelistas da marca para o seu negócio.
Uma das melhores coisas sobre criar um blog para sua loja virtual é que ele permite a interação dos internautas uns com os outros e com você fazendo comentários sobre os artigos do blog. É o Inbound Marketing funcionando em uma das suas maiores expressões.
Pode acontecer de você nem sempre apreciar a essência dos comentários postados, mas não se preocupe, se forem demasiadamente ofensivos, você pode simplesmente excluí-los. A maioria das plataformas de blog lhe dá a opção de pré-triagem dos comentários antes de serem postadas.
Este é um recurso útil, pois você vai perceber depois de começar a blogar que poucos localizam o seu blog rapidamente e em seguida passará a bombardeá-lo com bobagens.
Quem precisa disso?
Assim, tendo a capacidade de fazer check-out nos primeiros comentários, ou ter um filtro anti-spam em seu blog, pode te poupar de excluí-los depois que eles são lançados.
Nos últimos anos, os blogs tornaram-se imensamente populares, não só com os seres humanos, mas com os motores de busca também. Especialmente agora, pois o Google lançou sua busca em tempo real, há alguns meses, o motor de busca “spiders crawl blogs” que frequentemente busca novos conteúdos e pode ser extremamente útil para você promover seu negócio online e obter boas classificações em SERPs.
Falando de novos conteúdos, esta é uma necessidade absoluta!
Se você decidir iniciar um blog de negócio como parte dos esforços do seu marketing social, deve ter o compromisso de dispor de tempo suficiente para atualizar seu blog em uma base frequente e regular.
Se você pode postar várias noticias atualizadas e novos artigos no blog a cada dia, isso é fantástico e lhe renderá os melhores resultados. Mas, se isso não for possível, até mesmo um artigo novo um dia vai te ajudar muito em termos de marketing e seus rankings com os motores de busca.
Então, se você está se perguntando se ter um blog para o seu negócio de comércio eletrônico vale a pena, a resposta é sim, vale o esforço! Para ser bem sincero, em se tratando de marketing digital, as redes sociais estão hoje na lista de itens prioritários. Então, mão a obra na criação do blog da sua loja virtual.
Opção de Cursos
Se você gostaria de de criar um blog para sua loja virtual, nossa indicação é o curso Como Montar um Blog que oferecemos no formato presencial todos os meses.
Abordar assuntos referentes não apenas aos produtos mas ao segmento em si, e até mesmo a áreas que possuem ligação ao que a loja virtual oferece. O importante é escrever e compartilhar algo que possa interessar aquelas pessoas que fazem parte do perfil de consumo visado pelo negócio.
Abraços
Felipe Orsoli
@forsoli
Criar um blog como suporte à sua campanha de marketing digital não só facilita o contato da loja com o consumidor como também amplia em muito as possibilidade de SEO do site.
Quanto aos assuntos a serem abordados, a resposta é bem simples. Assuntos relacionados aos produtos que a sua loja oferece e que interessem aos consumidores.
Além das conversões originadas do acesso direto a loja, você passará a contar com acessos vindos do blog que poderão se transformar em conversões. Para isso, basta ter um blog bem estruturado e com conteúdo relevante.
Um grande abraço
Alberto Valle
Olá amigos,
A minha pergunta é em relação a blogs de e-commerce postar produtos que vendo não acredito que seja interessante. No próprio site do e-commerce já existe a possibilidade do e-consumidor postar algo sobre o produto. Sendo assim, quais seriam os melhores assuntos a serem postados num blog de e-commerce?
abraços e obrigado.
Isso mesmo! os blogs corporativos vem agregar valor a sua empresa ou marca. Desde que os mesmos nunca falem diretamente de seus serviços ou marca e sim de assuntos referentes ao mesmos.