A importância das cores no e-commerce
O tema da importância das cores no e-commerce é cada vez mais debatido e estudado em função da sua influência direta sobre a taxa de conversão de uma loja virtual.
Em uma época em que temos por obrigação extrair o máximo de cada elemento de um comércio eletrônico, essa temática, ganha cada vez mais espaço.
Foi-se o tempo em que a discussão sobre a importância das cores no e-commerce se restringia a questões estéticas de layout.
Atualmente sabemos que as cores de uma loja virtual afetam diretamente o comportamento do usuário e consequentemente a taxa de conversão de qualquer e-commerce.
É claro que um layout eficiente e atrativo são ferramentas de conquista dos Internautas, tanto é que já na elaboração da logo das lojas virtuais os designers tem uma grande preocupação de selecionar cores ideais para expressar a essência da loja.
A importância das cores no desempenho de uma loja virtual
As “cores” são na verdade uma forma de comunicação visual inconsciente com a qual qualquer profissional de publicidade aprende a trabalhar logo nos primeiros momentos de sua formação, associando-as a sentimentos e sensações. No e-commerce não é diferente.
A importância das cores no desempenho de uma loja virtual é alvo de exaustivas seções de Testes A/B no ambiente do próprio e-commerce como também no layout das Landing Pages utilizadas em campanhas de marketing específicas.
Todo esse trabalho tem uma motivação única: o aumento da taxa de conversão seja ela qual for, geração de leads ou vendas diretas.
Um caso clássico de influência das cores no e-commerce é o do botão comprar na página de detalhes de produto.
Sabemos que a cor desse botão influencia no desempenho da taxa de conversão da página de detalhamento do produto e inúmeros artigos sobre qual a melhor cor para o botão comprar já foram escritos.
Aqui mesmo em nosso blog já publicamos um infográfico sobre a importância das cores no comércio eletrônico.
O papel das cores em um comércio eletrônico
Vejamos então alguns exemplo da aplicação de cores no e-commerce e sua percepção por parte dos visitantes.
- Amarelo – É uma cor frequentemente associada à juventude e determinação e por isso é normalmente usada para chamar a atenção de destaques em lojas virtuais.
- Azul – Essa é uma cor associada à segurança e garantia. Não é por outro motivo que é muito usada na logo de bancos e instituições financeiras. No e-commerce é a cor ideal para trabalhar áreas que digam respeito a segurança de compra na loja virtual.
- Branco – Essa é outra cor que tem marca registrada, a paz e pureza. É também a cor ligada à limpeza e simplicidade e por isso remete a um ambiente e produtos que refletem leveza e harmonia, principalmente quando usada em contraste com cores quentes.
- Laranja – Essa cor também é muito usada em botões de compra e outros com a função de Call to Action. É uma cor afirmativa que incentiva a ação do usuário.
- Preto – A função da cor preta no e-commerce é realçar sentimentos e sensações como estilo e dignidade. Uma boa opção para e-commerce de moda de alto luxo, por exemplo. Conheça as vantagens da cor preta no e-commerce neste artigo.
- Rosa – Uma cor tradicionalmente associada à feminidade e por isso de uso quase obrigatório em lojas virtuais voltadas para o público. Escolha sem erro essa quando aplicada ao público feminino. No e-commerce gay, é simplesmente um estereotipo imperdoável.
- Verde – Essa é uma cor que também transmite confiança como no caso do azul e funciona como indicativo de acerto numa escolha, como no sinal de trânsito. Não é por outra razão que é comumente utilizada no botão comprar.
- Vermelho – Uma cor classicamente ligada à urgência e imediatismo. Também usada como expressão de amor e paixão, a cor do sangue e coração. Por isso é muito usada em ocasiões festivas como Dia das Mães e Namorados.
O uso das cores em sua loja virtual
Como você pode ver, a importância das cores no e-commerce vai muito além de preferências pessoais ou convenções.
É um fator de comunicação entre a marca e seus clientes, que dependendo da situação, pode significar um volume maior ou menor de vendas.
É importante ter isso em mente, principalmente nas etapas iniciais de planejamento da sua loja virtual, pois nesta fase, você estará definindo a sua identidade e proposta.
Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, sempre lembramos que as cores da sua loja não são as suas preferidas e sim as que passam a mensagem principal do seu negócio ou ocasião de venda.
E você? Qual a sua opinião sobre a importância das cores no e-commerce? Deixe seu comentário. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.