O mercado de profissionais de marketing digital
Atualmente, o mercado de profissionais de marketing digital está bastante aquecido. Existe uma demanda crescente por esses profissionais, porém falta pessoal qualificado, motivo esse pelo qual muitas empresas investem recursos próprios na formação de seus empregados dessa área.
Mas quais são essas empresas? E como se destacar dos demais para entrar nesse mercado?
De forma genérica, podemos segmentar essas empresas de três maneiras:
- Agências de publicidade e/ou consultoria em marketing digital;
- Empresas de web design que ofereçam o serviço de marketing digital;
- Empresas de diversos segmentos que tenham recursos humanos próprios para cuidar do marketing digital.
Todos esses tipos de empresas conhecem a dificuldade de encontrar um profissional de marketing digital experiente no mercado que esteja disponível, contudo valorizam aqueles que possuem algum tipo de formação na área. Portanto ter cursos de SEO, Google Analytics, especializações em marketing digital, mídias sociais, etc, são fundamentais para chamar a atenção dessas empresas.
Os salários no marketing digital seguem o bom momento do mercado. Essas empresas chegam a estar dispostas a pagar até R$ 4.000,00 por bons profissionais, conforme artigo da revista Você S/A de Julho de 2010:
“Salário é uma questão de oferta e demanda. Quer ver? Em São Paulo, jovens entediados na internet, principalmente os que navegam com desenvoltura pelas redes sociais, estão com o passe supervalorizado. No começo do ano, o salário médio de um analista – primeiro degrau na hierarquia de muitas empresas – era de 2.500 reais. Hoje, o salário inicial de um jovem profissional de mídia digital chega a 4.000 reais, pois falta gente com know-how nesse mercado. Resultado: uma valorização de 60%.” VOCÊ S/A – Edição 145 – Julho de 2010
Note-se que essa reportagem é de julho de 2010, possivelmente hoje esse valor seja maior.
E quem são esses profissionais e como eles se posicionam nesse mercado?
O posicionamento dos profissionais de marketing digital pode ser considerado sob a ótica de duas premissas: a experiência e a formação teórica do profissional, formando cinco grupos principais conforme a matriz abaixo.
Mapeamento do mercado de profissionais de marketing digital
- Grupo A (pouca experiência e pouca formação teórica) – Pessoas com pouca ou nenhuma experiência e formação teórica. Esse grupo tem menos chances de se inserir no mercado. Uma boa forma é investir em formação teórica.
- Grupo B (alguma experiência e alguma formação teórica) – Grupo que já está no mercado, normalmente pessoas que tiveram uma oportunidade e aproveitaram para consolidar sua formação teórica. Esse grupo tem grandes chances de crescimento.
- Grupo C (pouca experiência e muita formação teórica) – Grupo que investe muito em formação teórica para se inserir no mercado. Esse grupo está mais bem qualificado e possui grandes chances de conquistar a sua oportunidade nessa área.
- Grupo D (muita experiência e pouca formação teórica) – Grupo que desde cedo conseguiu suas oportunidades nesse mercado, mas seu crescimento foi desproporcional ao investimento em formação teórica. Normalmente empreendedores que abriram suas empresas e hoje estão mais pautados na experiência. Correm o risco de ficarem obsoletos se não se atualizarem.
- Grupo E (muita experiência e muita formação teórica) – Grupo de elite que possui todas as premissas necessárias para ser considerado um profissional de valor. Trata-se de um grupo bastante restrito que normalmente ocupa cargos gerenciais.
Agora, se você pertence ao grupo A e não sabe como se inserir no mercado, fica a dica: invista em formação teórica para chamar a atenção das empresas, pois além de ser mais fácil conseguir formação teórica do que experiência, essas empresas valorizam bastante um profissional com base acadêmica. Só não espere ganhar R$ 4.000,00 por mês logo de início.
Fonte: Portal Administradores