Mitos sobre redes sociais e marketing nas mídias sociais
Os mitos sobre redes sociais surgem à medida que as estratégias de marketing em mídias sociais avançam. Por serem relativamente novas, estas estratégias ainda causam muita confusão no que diz respeito ao seu uso. Existem aqueles defensores fervorosos que chegam ao ponto de afirmar que o simples fato de estar presente nas redes sociais já é o mais que suficiente para desenvolver uma campanha de marketing, e existem aqueles também que ainda duvidam de sua eficácia.
O problema é que estes mitos sobre redes sociais às vezes ganham força de verdade, sem que as pessoas verifiquem suas autenticidade ou comprovação científica, o que acaba causando mais confusão ainda. Embora sua grande maioria esteja baseada em premissas erradas ou erros de interpretação, o fato é que o desconhecimento tem levado muitas empresas por caminhos errados em mídias sociais.
Dissecando alguns mitos sobre redes sociais
Para evitar que essa onda de mitos sobre redes sociais deixe os novos empreendedores do marketing em redes sociais ainda mais confusos, escolhemos alguns para abordar e examinar sua veracidade.
Mídias sociais não são para todas as empresas
Esse é um dos mitos sobre redes sociais mais comuns. Embora a adesão às redes sociais seja generalizada, é possível segmentar a audiência como na maioria dos canais digitais. Os usuários das redes sociais tendem a seguir as marcas para se manterem atualizados sobre novidades e lançamentos.
Portanto, não existe restrição alguma para as empresas adotarem as redes sociais, se o critério for a segmentação da audiência. A bem da verdade, em muito pouco tempo, todas as empresas necessitarão de uma presença bem estruturada nas mídias sociais.
As empresa deve ter perfis em todas as redes sociais
Esse é um dos mitos sobre mídias sociais mais engraçados, porque além de ser o contraponto do mito citado acima, é também praticamente impossível. As empresas só devem participar de redes sociais que possuam o perfil do seu público-alvo que elas pretendem atingir, pois o investimento no marketing em mídias sociais é alto, principalmente no que diz respeito à produção de conteúdo e monitoramento.
Gerar conteúdo, atender às demandas dos usuários e ter uma presença ativa nas mídias sociais só faz sentido se esta presença trouxer resultados concretos. Fora isso, é uma completa perda de tempo. Estar em uma rede social sem ter uma ação efetiva nela é pior do que não ter o perfil criado na rede.
Qualquer um pode fazer marketing de mídia social
Alguns pensam que, como qualquer um pode criar um perfil nas redes sociais, também estão aptos a gerenciar um perfil empresarial. Esse é um dos mitos mais perigosos nas redes sociais. É aquela história “tenho um perfil no Facebook, logo, sou analista de mídias sociais”.
O marketing em redes sociais possui regras próprias e técnicas que vão muito além do conhecimento do usuário leigo. Existem profissionais que dedicam seu treinamento ao estudo sério e metódico destes canais e que obviamente não podem ser substituídos pela “sobrinha que mexe no Facebook” por mais bem intencionada que ela seja.
Seguidores são consumidores
Esse é um mitos a respeito de redes sociais, também muito difundido, o da popularidade medida pelo número de seguidores. O fato da empresa possuir milhares de seguidores, no Twitter ou Fãs no Facebook, não significa necessariamente que eles possam ser clientes ou pessoas que acreditam na sua marca.
Se as métricas de marketing em redes sociais se resumissem a isso, seria muito fácil. É claro que o número de seguidores de uma marca é um dado relevante, mas mais importante ainda é a segmentação dessa base e seu grau de engajamento e amplificação da mensagem.
Como você pode ver, existem diversos mitos sobre redes sociais e muitas empresas por desconhecimento ou falta de pessoal capacitado acaba por perder muito neste ambiente.