SEO Offpage – A Tag Nofollow e o Link Building
Link Building é uma das principais técnicas off-page do SEO moderno e justamente por isso fica cada vez mais difícil de se construir uma boa rede de links para o seu site. Como ninguém está disposto a diluir link juice, é cada vez mais frequente o uso da tag nofollow nos sites e blogs da rede. A proteção e administração do PageRank das páginas esta cada vez maior em função das modernas técnicas de otimização de sites para mecanismos de busca.
Uma técnica muito usada é a inserção de comentários em blogs com PageRank alto de forma a que, uma vez publicados gerem links para o seu site. A estratégia funciona se o blog não tiver em sua programação a inserção da tag nofollow em seu código de comentários. Dependendo da template utilizada nos CMS como WordPress e Joomla esta opção está ativada ou não. Portanto, o problema está em descobrir se o blog onde você está fazendo o comentário tem este tipo de bloqueio ou não.
Existem vária formas de verificar isso, mas uma em especial facilita bastante esse tipo de pesquisa. Se você estiver usando o Firefox – o navegador ideal para quem trabalha com SEO – existe um plugin chamado Nodofollow Add-Ons que você pode baixar clicando aqui. A função dele é identificar automaticamente os links e assinalar se eles são dofollow ou nofollow. Simples não?
Como Funciona o Plugin
O funcionamento é bem simples. após instalar o plugin, basta ativá-lo quando estiver visitando uma página e ele exibirá os links com dofollow nesta cor e os com nofollow com esta. Pronto, revelado o grande segredo escondido atrás dos links. Uma vez identificado se a página acrescenta links ou não para o seu site, basta você dar seqüência a sua ação de link building. Vale lembrar que só vale a pena se o site possuir um bom PageRank caso contrário a contribuição para o seu rankeamento será muito pequena.
Obviamente essa não é a única forma de aumentar a popularidade do seu site na rede e consequentemente o seu PageRank, mas já é um início. Várias outras estratégias de link building podem ser aplicadas a um site para alcançar a tão desejada posição de destaque nas páginas de respostas do Google como por exemplo escrever para outros site e fazer trocas de links entre sites afins. O leque de opções é bem extenso, mas a peça fundamental continua sendo a produção de conteúdo único e relevante.
Outras Estratégias e Ferramentas Para SEO
Esta ferramenta e muitas outras serão apresentadas durante o Curso de SEO que será ministrado dia 30/06 no Rio de Janeiro pela equipe do Curso de E-Commerce. Para conhecer o conteúdo completo do curso clique aqui ou então visite nosso site em www.cursodeecommerce.com.br.
Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de SEO da equipe do Curso de E-Commerce