Se o Google não pode te encontrar imagine o resto!
É isso mesmo, se você não consegue ser localizado (pelo menos nas primeiras páginas) pelo Google, imagine os pobres mortais. E depois você reclama que não consegue gerar bons negócios ou contato pela Internet? É claro que não! As pessoas estão pesquisando pelos seus produtos e serviços na Web e não encontram você. Como sair desse problema é bem fácil. Basta que você trabalhe o marketing de busca do seu site, seja através de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca ou então links patrocinados.
As pesquisas comprovam que mais de 80% das pessoas que acessam a Internet fazem pelo menos uma consulta em sites de busca. Portanto, conseguir uma boa exposição por neste canal, é uma prioridade em termos de marketing digital. Em nosso curso de web marketing sempre deixo bem evidente a necessidade de colocarmos o marketing de buscas como peça central de nossa estratégia, já que é a maior fonte de informações na atualidade. Você viveria uma semana sem o Google? Não é essa uma verdadeira visão do inferno?
Criando uma parceria com o Google
Pois é, pegando carona nesse verdadeiro vício que se tornaram as ferramentas de busca, o Google principalmente, podemos conseguir através de um bom posicionamento nas páginas de resposta, uma visibilidade que dificilmente alcançaríamos através de outras ferramentas como e-mail marketing e mídias sociais. Fica então a pergunta: Como?
Existem dois caminhos, o de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO e o dos links patrocinados.
As página de respostas do Google são divididas em duas partes, a da Busca Paga (1) e o da Busca Orgânica (2).
Na Busca Paga, conhecida como Links Patrocinados, as empresas pagam para estarem nos primeiros três lugares sombreados, nas laterais das páginas de respostas e recentemente também na última linha da pagina. Esse posicionamento se dá em função de critérios técnicos do anúncio e pelo preço pago pela palavra que ativará o anúncio nas páginas de respostas. Um sistema de leilão de palavras-chave. O preço varia em função da concorrência por uma determinada palavra.
No caso dos resultados da Busca Orgânica, a região central das páginas de respostas, o posicionamento se dá em função da relevância que o Google atribui ao conteúdo de cada página. Uma coisa é o Google te encontrar, outra é ele posicionar bem nas páginas de respostas. Para conseguir estar nas primeiras páginas do Google ter um site com um ótimo conteúdo e boa estrutura de SEO.
No caso dos Links Patrocinados, os resultados são de curto prazo e baixa taxa de conversão. Já em SEO, os resultados surgem a médio prazo, mas as taxas de conversão são bem maiores. Fazer bem esta escolha é fundamental para o bom gerenciamento dos recursos disponíveis em uma campanha ampla de marketing digital.
Você precisa ser “encontrável”
Seja qual for o seu negócio, ter uma posição de destaque no Google é essencial em termos de exposição na Internet. Os resultados de conversão de acessos vindos da busca orgânica é muitas vezes superior ao apresentado por outros canais de marketing online. Por isso, tenha sempre uma estratégia de marketing de busca bem estruturada para garantir o máximo de visibilidade possível no local onde a maioria das pessoas recorre para buscar por produtos e serviços.
Se o Google não te acha, os outros é que não vão conseguir achar mesmo.
Fonte: Blog do Alberto Valle