O que vender pela Internet?
Muita gente ainda se pergunta: O que vender pela Internet? Claro, esse é o primeiro passo para quem deseja montar um e-commerce, setor que vem crescendo a taxas anuais médias de 30% nos últimos anos e que ganhou novo impulso com a pandemia do COVID-19.
Esse desempenho coloca o comércio eletrônico na lista de opções de qualquer pessoa que deseja montar seu próprio negócio e a opção pela criação de uma loja virtual é uma alternativa muito comum.
O grande problema é justamente saber o que vender pela internet. Em um mercado em franca expansão, muitas vezes o empreendedor digital se sente perdido em um mar de incertezas.
Não se desespere, pois basta uma análise fria do mercado e de como ele funciona para descobrir qual é o melhor segmento para montar sua loja virtual.
Os caminhos para saber o que vender pela Internet
Não vou dizer para você o que vender na Internet, já que isso seria muito vago, mas sim analisar alguns aspectos do e-commerce que podem indicar para você qual caminho seguir.
Não é egoísmo ou algo do tipo “esconder o jogo”. Nenhuma consultoria e-commerce vai te dizer o que você deve ou não vender, mas sim lhe orientar no sentido do caminho mais seguro e viável.
O sucesso nas vendas online começa pelo produto e mercado que você deseja atingir, por isso cada caso é um caso, e vamos lhe mostrar como decidir sobre o que vender na Internet.
Diga adeus às lendas
Se você quer saber o que vender pela Internet, é melhor saber qual é a realidade do mundo das vendas pela Internet.
Existem dezenas de mitos sobre negócios na web, que muitas vezes atraem empreendedores para um mundo de ilusões.
Vender pela internet não significa menos trabalho ou fortuna da noite para o dia. O e-commerce nada mais é do que uma forma diferente de vender.
Na prática, dá o mesmo trabalho que uma loja física. A carga de trabalho é a mesma, ou talvez maior. Somente os custos são menores, o que em tempos de crise, é um baita de um argumento, não concorda?
Dê preferência a nichos de mercado
Essa máxima, de tão velha, já está virando até clichê, mas não custa nada lembrar. Comprar briga com os grandes players do varejo online é simplesmente suicídio. Você dificilmente conseguirá ter uma vantagem competitiva sobre eles.
Os nichos de mercado do e-commerce são a melhor porta de entrada para o novo empreendedor digital. A baixa competitividade nestes mercados, transforma os nichos em verdadeiros paraísos para os novos empreendedores.
Se puder aliar essa atuação em nichos com a venda de mercadorias de alto valor agregado, melhor ainda, pois suas chances de crescer a curto prazo são ainda maiores.
Sem preço competitivo pode esquecer
O comércio eletrônico é o ambiente da comparação de preços. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais mostramos que atualmente o consumidor visita sua loja em uma aba do navegador e, em outra, avalia o seu preço em uma ferramenta como o Buscapé, por exemplo.
Portanto, se você não tiver um preço competitivo, simplesmente esqueça. Não se trata de saber o que vender pela Internet, mas sim de a quanto vender e ter uma margem de lucro competitiva.
Planejamento no e-commerce é a chave do sucesso
Esqueça essa história bem amadora de “vamos meter a cara”. Os negócios online estão cada vez mais profissionais e técnicos, portanto, planejamento é essencial.
Para ter uma ideia do que você vai precisar na empreitada, nada melhor do que um planejamento bem estruturado para dar um rumo às suas ações.
A elaboração de um plano de negócios é um dos primeiros passos para o sucesso do negócio. Por isso, antes de pensar em o que vender pela Internet, pense em como vou vender pela Internet. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos relacionado a vendas online, assinando nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce
Belo Artigo,
Um Loja Vitual Bem montada e Estruturada é Sinal de Prosperar e Obter ótimos Resultados !
Valeu !!!