Melhore sua posição no Google com as Mídias Sociais
O termo Social Media Optimization – SMO ainda é pouco comentado no universo do marketing digital no Brasil. O SMO tem uma importância enorme para as empresas que desejam ter seus sites bem posicionados nos mecanismos de busca de acordo com as suas palavras-chave. Mídias sociais e SEO – abreviação em inglês de otimização de sites para mecanismos de busca, devem andar juntos.
O segredo é maximizar a visibilidade dos links e garantir que seu conteúdo seja relevante.
O Social Media Optimization é um conceito que visa programar mudanças para otimizar um site de modo que ele seja mais facilmente linkado, mais visível em pesquisas de mídia social (Social Search) e em motores de busca, como o Google, Yahoo e Bing.
Reputação online
SMO é uma parte integrante de uma gestão da reputação online, uma estratégia para organizações que se preocupam com a sua presença online. Fazer com que o usuário navegue pelas diversas mídias sociais da marca proporciona uma experiência marcante ao usuário, além de promover backlinks provenientes de sites relevantes direcionando para o site da empresa.
Estratégias de SMO podem ser aplicadas em diversas mídias sociais, como microblogings, bookmarks, comentários em sites e blogs, redes sociais e sites de compartilhamento de fotos e vídeos. Neste post vou detalhar a estratégia aplicada em uma opção de mídia social: os agregadores.
Agregadores e SMO
Os agregadores de links para sites são espaços onde cada membro exibe seus favoritos para que outras pessoas possam utilizar e votar nos melhores. Dessa forma, cria-se um diretório no qual os sites são recomendados e classificados pelos próprios participantes. Assim, se você quiser um site sobre um determinado tema, pode ir a um agregador e ver os sites mais recomendados.
Para os usuários, a principal vantagem está em coletar e armazenar links interessantes encontrados e que podem ser vistos depois. A ação central de interesse do marketing em site de notícias social é o voto. Utilizar estratégias de SMO nos agregadores é mais uma maneira pela qual as mídias sociais podem ajudar a melhorar o posicionamento dos sites nos mecanismos de busca. Os links para sites são salvos, sendo encontrados facilmente pelos buscadores. Isso melhora a posição de uma página nas buscas.
Alguns exemplos de agregadores mais conhecidos são o Digg, o Delicious e o próprio Google Reader.
Fonte: Idgnow