Prazo de retorno do investimento em e-commerce
Muita gente acredita que o prazo de retorno do investimento em e-commerce é mágico, ou seja abre-se o negócio agora e imediatamente a loja virtual se paga e dai por diante “é só alegria”. Ledo engano.
Essa crença, por vezes, leva os novos empreendedores online a uma profunda decepção, causada, é claro, pelo desconhecimento em relação ao setor.
O comércio eletrônico é como outro negócio qualquer e o prazo de maturação do negócio está sujeito a uma série de variáveis, como acontece no mundo físico.
Em nosso curso Como Montar Uma Loja Virtual, deixo bem claro, logo no início, que o prazo de retorno do investimento em e-commerce é regido pelas mesmas leis de mercado que atuam sobre o varejo físico.
Dependendo do projeto e do apelo que ele traz, pode ser bem curto, mas se o ambiente for mais competitivo, temos que trabalhar com um horizonte temporal maior.
É por isso que em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre indicamos que os novos empreendedores online optem por trabalhar em nichos de mercado.
Confira nos tópicos abaixo algumas considerações sobre o prazo de retorno do investimento em e-commerce, que poderão ajudar você em sua jornada em direção ao sucesso!
1 – O que determina o prazo de retorno do investimento no e-commerce
Não existe uma só variável que determine o prazo de retorno do investimento no e-commerce, pois ele depende de uma série de fatores que compõem a maturação do negócio, mas algumas variáveis fazem muita diferença.
Por isso, vamos analisar algumas delas, para que você possa colocar um pouco mais de foco na hora de estruturar seu plano de negócios para comércio eletrônico e com isso garantir que esse prazo seja o menor possível.
2 – Mercados de nicho tem prazos de retorno do investimento menores
Indiscutivelmente, as operações de e-commerce que trabalham em mercados de nicho possuem um prazo de retorno do investimento no e-commerce bem menor.
O motivo é simples, como a concorrência é menor e na maioria dos casos as margens de lucro são maiores esse tipo de negócio tende a apresentar taxas de retorno maiores, o que encurta bastante o prazo de retorno do capital investido.
Como o comércio eletrônico brasileiro ainda oferece boas oportunidades de investimento, principalmente em mercados de nicho, existem áreas que podemos dizer que nem sequer foram tocadas.
Esses segmentos se constituem em uma verdadeira em verdadeiras minas de ouro para quem deseja abrir uma loja virtual de sucesso. Uma boa leitura sobre esse tema é o livro A Cauda Longa de Chris Anderson.
Criar uma loja virtual nestes segmentos é sucesso garantido quando o projeto é bem estruturado. O prazo de retorno do investimento em e-commerce nesses segmentos costuma ser bem pequeno.
3 – Retorno do investimento no comércio eletrônico e a margem
Como em qualquer negócio, seja no mundo virtual ou físico, a margem de lucro é fator decisivo para se determinar o prazo de retorno do investimento no e-commerce.
Em função das distorções da nossa economia, alguns setores do comércio estão ficando proibitivos para o e-commerce em função das baixas margens de lucro que apresentam, notadamente os segmentos que sofrem uma forte concorrência de produtos importados.
Outro fator que vem afetando bastante o prazo de retorno do investimento em e-commerce é a competição estrangeira. Fuja de nichos onde os grandes gigantes chineses, como a Shopee, por exemplo, atuam.
Eles não jogam pelas mesmas regras, e por isso mesmo, a competição é desleal.
4 – O e-commerce é um ecossistema em formação
Para que o retorno do investimento no e-commerce seja o maximizado e no menor tempo possível, é importante também que a empresa tenha capacidade de identificar tendências e mudanças tanto em termos tecnológicos quanto em relação aos hábitos dos e-consumidores.
O prazo de retorno do investimento em e-commerce depende de observação e a melhor opção neste sentido é a análise detalhada dor relatórios fornecidos pelo Google Analytics ou qualquer outro software de monitoramento de tráfego que você estiver usando em sua loja virtual.
A Web Análise é a melhor bússola para o seu e-commerce. Por isso, é importante que você, na hora de escolher a sua plataforma de e-commerce, se certifique que ela possui a opção de uso do Google Analytics para e-commerce.
Essa é uma configuração especial do GA para comércio eletrônico, com um grupo de métricas e dimensões especiais para vendas pela Internet.
5 – Capacitação profissional e o prazo de retorno do investimento em e-commerce
Atualmente o mundo passa por uma fase onde está ocorrendo uma transição do capital financeiro para o capital humano nas empresas.
Pessoal capacitado é essencial para o sucesso de qualquer negócio, e no e-commerce isso é mais sensível ainda.
Uma equipe capacitada, principalmente na área do marketing digital, é essencial para fazer com que o retorno do investimento ocorra no menor prazo possível.
A atuação no e-commerce também inclui a capacidade de percepção de novas oportunidades de negócios e uma equipe treinada para identificar essas oportunidades, certamente será trará um ótimo retorno para o empreendimento.
O prazo de retorno do investimento em e-commerce vai ser inversamente proporcional ao tempo que você passar refinando o seu projeto de e-commerce e o grau de profissionalismo que você impuser à empreitada.
Por Alberto Valle, fundador e instrutor do Curso de E-commerce e Academia do Marketing
Parabéns pelo artigo Alberto. A questão do prazo de retorno do investimento no e-commerce é uma coisa que sempre deixa a gente meio em dúvida.