Principais erros de uma página no Facebook e como evitá-los
Nosso assunto de hoje são os principais erros de uma página no Facebook um tema que de uma forma ou de outra deixa muita gente preocupada, ou porque sabe que está cometendo, ou então por desconhecer totalmente o que não fazer em uma página no Facebook.
É comum vermos pessoas lamentando o fato de não terem conseguido os resultados esperados em suas ações de marketing no Facebook através de Fan Pages, e depois fazerem a célebre pergunta: Onde é que eu estou errando?
A notícia ruim é que existem, pelo menos uns dez erros que podem estar acabando com a sua estratégia de marketing no Facebook. A notícia boa é que a equipe da Academia do Marketing reuniu neste artigo alguns destes erros para que você possa correr deles como o Diabo foge da cruz!
Os 10 principais erros de uma página no Facebook
Abaixo listamos aqueles que em função da nossa de anos no ensino de estratégia de marketing no Facebook e experiências com alunos de nossos cursos e contato com clientes, classificamos como os principais motivos para o fracasso de uma página no Facebook.
1 – Falta de planejamento inicial
Este para mim é um dos principais erros de uma página no Facebook, a falta de planejamento prévio que acaba gerando uma página sem foco, sem recursos técnicos e consequentemente, sem resultados.
Tudo em marketing digital precisa de planejamento para que você conquiste resultados realmente relevantes. No Facebook não é diferente. Uma página bem planejada e alinhada com os objetivos macro do seu plano de marketing digital é um dos “pulos do gato” nesta área.
Em nosso Curso de Facebook Marketing fazemos questão de frisar que antes de qualquer coisa é preciso planejar o layout, os elementos gráficos, informações e outros detalhes, para que sua página possa alcançar os resultados de marketing esperados.
2 – Falta de definição do público que se deseja atingir
Este é outro erro no Facebook que você simplesmente não pode se dar ao luxo de cometer, sob pena de ver todo o seu trabalho jogado fora, ou então não rendendo o que poderia render se você tivesse pesquisado o público para o qual você deseja falar.
Uma das grandes vantagens do Facebook é justamente podermos falar com quem realmente interessa, segmentando nossa divulgação, principalmente quando trabalhamos com os anúncios.
Por isso, antes de começar qualquer coisa, crie a Persona de Marketing que representa o seu público-alvo, para poder adaptar o seu conteúdo e filtros de segmentação para focar justamente em quem tem interesse em seu produto ou serviço.
3 – Não entender o funcionamento do algoritmo do Facebook
Em uma disputa esportiva e até mesmo nos negócios, a primeira coisa que você precisa fazer para atingir os seus objetivos é entender como o jogo funciona, para então montar a sua estratégia e definir posicionamentos.
Em termos de marketing no Facebook, a coisa funciona da mesma forma. Se você não entender como funciona o EdgeRank, o algoritmo que o Facebook usa para determinar a relevância de uma página e seu alcance, suas chances de sucesso serão muito pequenas.
Por isso, dedique um tempo especial para estudar o algoritmo e adaptar os conceitos usados pelo Facebook para avaliar páginas e publicações e aplique estas diretrizes em sua estratégia. Para saber como funciona o EdgeRank leia este artigo.
4 – Não estruturar o conteúdo das suas publicações
Publicar no Facebook é uma coisa e publicar gerando engajamento é outra completamente diferente. De nada adianta sair escrevendo uma chamada para a sua publicação sem pensar de que forma ela será atraente e irá gerar um engajamento maior.
Para que suas publicações realmente funcionem, do ponto de vista de engajamento, é preciso pensar muito bem na composição da publicação, levando em consideração a imagem, o texto e a linguagem adotada.
Um dos grandes erros de uma página no Facebook é justamente não se preocupar com este aspecto tão importante da comunicação e simplesmente publicar por publicar. O retorno é ruim, não pelo assunto em si, mas pela forma como ele foi apresentado.
5 – Falta de um calendário editorial
Outro dos principais erros de uma página no Facebook é não ter um calendário editorial para publicações, o que acaba por desestimular visitas recorrentes à sua página e também prejudica a relevância da sua página junto ao Facebook.
Em nosso Curso de Marketing nas Mídias Sociais costumo dizer que a coisa passa pela citação de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe onde ele diz “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Quando você cria uma rotina de publicações em sua página no Facebook, é importante manter esta agenda para que o seu público possa criar o hábito de visitar sua Fan Page periodicamente em busca de novidades e atualizações.
6 – Publicar nas horas erradas
Entre os principais erros de uma página no Facebook podemos listar também a falta de timming nas publicações. Além de não cumprir o seu papel de comunicação e exposição do seu negócio, isso pode lhe custar também relevância.
Um dos segredos do marketing nas mídias sociais é justamente estar no lugar certo na hora certa, pois estamos falando de marketing de display. Por isso, descobrir qual é o melhor horário para fazer suas publicações é fundamental.
Não existe um padrão para isso, pois casa segmento responde de uma forma diferente. Para descobrir o horário em que seus fãs estão online, basta pesquisar na aba de Publicações no Facebook Insights.
7 – Não interagir com os seus fãs
Esse é talvez o maior erro de uma página no Facebook, um verdadeiro crime em termos de marketing nas mídias sociais, seja ela qual for, e principalmente no caso do Facebook, onde essa interação é fundamental.
As vezes vemos algumas páginas com comentários fazendo perguntas sobre produtos ou serviços da marca, que estão ali completamente abandonados, passando uma imagem de descaso completo com os seus fãs.
Se a essência do marketing nas redes sociais é justamente a criação de laços de relacionamento, não interagir de forma assídua é revelar uma profunda ignorância em relação a estes canais e suas estratégias.
8 – Não usar os anúncios do Facebook
Este é outro erro que muita gente ainda comete, até mesmo por desconhecer que o alcance orgânico das publicações, aquele que você consegue sem pagar para que um número maior de pessoas veja a publicação, é ridículo atualmente.
Já vai longe o tempo em que você conseguia ter uma boa estratégia de marketing digital no Facebook sem lançar mão de anúncios. Hoje em dia, para ter um bom alcance é necessário usar os diversos tipos de Facebook Ads para que você consiga impactar um bom número de pessoas.
Além disso, para ter sucesso de verdade, é necessário usar o tipo de anúncio certo para casa objetivo, uma vez que hoje em dia o Facebook oferece diversas opções de anúncios, cada um com um objetivo específico.
9 – Usar o botão Impulsionar ao invés do anúncio padrão
Isso mesmo! Usar o botão Impulsionar, aquele que aparece logo abaixo na hora que você está publicando é um dos maiores erros que você pode cometer em termos de Facebook Ads e muita gente não faz a menor ideia disso.
O problema com o botão Impulsionar é que ele é na verdade um anúncio, só que com muito menos recursos de segmentação se comparado a outros anúncios para aumentar o alcance de publicações disponíveis no Painel de Anúncios de uma página no Facebook.
Se você pretende fazer um “barata voa” publicitário, então continue gastando o seu dinheiro com impulsionamento de postagens, mas se você deseja realmente conversão, seja mais específico. O botão impulsionar é uma armadilha para preguiçosos.
10 – Não mensurar resultados
Finalizando a nossa lista dos principais erros de uma página no Facebook temos a falta ou falha no monitoramento de resultados das ações executadas neste canal. A bem da verdade, esse é um dos principais erros em termos de gestão de marketing digital como um todo.
Uma das grandes vantagens do marketing digital está justamente na sua capacidade de mensuração precisa de todos os recursos investidos em campanhas e seus resultados. Se você não faz isso, está navegando sem bússola, não concorda?
Agora que você já conhece os principais erros de uma página no Facebook, fique atento e fuja dessas armadilhas que podem acabar com o desempenho da sua Fan Page. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Curso de E-commerce.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing
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