Como estreitar as relações com seus clientes através de um blog corporativo
Com o crescimento da influência das redes sociais e com o fato de muitos consumidores buscarem referências de “pessoas reais” para saber mais sobre produtos e serviços, muitas empresas tem investido em blogs corporativos para estreitar o relacionamento entre sua marca e clientes. Em nosso curso sobre Marketing Digital, frisamos sempre a importância dessa ferammenta como parte de uma campanha de marketing online, seja ele corporativo ou pessoal.
Quais são os principais objetivos?
Comunicação direta com o consumidor é a principal função de um blog corporativo. Através deles os executivos das empresas estão em contato direto com seus clientes.
A impressão que se passa é a de um ambiente acolhedor, onde a empresa passa a ter uma imagem humanizada, garantindo uma maior aproximação com o consumidor.
Além disso, você abre um canal propício para troca de idéias, questões sobre os produtos, anúncios de promoções, lançamentos e pós-venda.
Responsabilidade social
Outra forma inteligente de uso do blog corporativo é de informar a sociedade sobre as ações de responsabilidade social promovidas por sua empresa.
Divulgar informações adicionais sobre seus produtos, filosofia da empresa, ações em prol do meio ambiente ou causas sociais são agregadores positivos para a imagem de sua marca.
Não adianta só investir nas causas, é preciso manter seus clientes informados. Essa é uma ótima forma de colaborar com a sociedade e ainda ganhar pontos para sua imagem.
Cuidando da sua reputação
Essa é uma questão que deve ser tratada de forma cuidadosa. Com a rapidez na qual a informação se espalha nos dias de hoje, as empresas podem utilizar o blog a seu favor.
Através dele é possível responder a qualquer crítica ou mensagem negativa com rapidez e eficácia, dando feedback imediato aos seus consumidores, preservando sua imagem e fidelizando clientes.
Força de vendas
Mesmo não sendo o principal objetivo de um blog corporativo, ele pode ser um coadjuvante para aumento de vendas.
Anunciar novos produtos, dar explicações sobre seu funcionamento, suas vantagens e alternativas de uso são algumas ações que podem colaborar nesse processo. Outra opção é o uso das barras laterais para promoção e lançamento de produtos.
Estabeleça objetivos
Para que seu blog tenha sucesso é fundamental que alguns objetivos sejam traçados. Definir quem irá escrever, frequência de posts e linhas de conteúdo são alguns dos itens propostos.
O blog não deve ser perder com assuntos desnecessários ou pior, ser abandonado pela falta de tempo de seus responsáveis. Procure pessoas que realmente se interessem pela função e acompanhe o desenvolvimento do canal.
Criando o blog da sua empresa
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Fonte: Blog da Heat