Diferença entre busca vertical e busca horizontal
A busca vertical permite um maior focalização nos conteúdos, voltados apenas para temas específicos. A intenção dessa modalidade de busca é a qualidade dos resultados, envolvendo imagens, vídeos, notícias, entre outras. Para quem quer trabalhar o SEO de uma loja virtual isso é um objrtivo primordial.
A partir do ano de 2007 foi implantado os padrões nos mecanismos de buscas, assim, oficializando a busca universal que, além de toda a listagem de resultados habituais, também estavam inclusos os vídeos, imagens, notícias, entre outras. A grande proposta da busca vertical é contribuir positivamente aos usuários, desse modo, as opções das buscas são abrangentes. Como citado no parágrafo acima, em forma de vídeos, imagens e afins. A listagem fornecida, possui mais conforto no processo de encontro de informações.
Objetivos da busca vertical
A intenção da busca vertical é tentar diminuir o esforço do usuário no processo de busca, assim, não fornece apenas o resultado, mas sim, informações da própria página de resultados.
Por exemplo, caso você coloque em uma ferramenta de buscas o termo “vídeos engraçados”, certamente o que é procurado são vídeos engraçados, e assim, você espera uma listagem desse tipo de vídeo. Então, nesse resultado de busca você não só encontra uma listagem de páginas que oferecem esse tipo de vídeo como também contém sugestões de vídeos.
O mesmo ocorre quando você procura alguma imagem. Assim, você digita a imagem estipulada e o site de buscas além de mostrar páginas da internet que possuem esse tipo de imagem também oferecerá imagens da mesma. Por exemplo, ao escrever no seu site de buscas a palavra “orquídea”, irá aparecer uma lista de sites relacionados com esse termo como também aparecerá imagens referentes a esta palavra.
Caso você coloque no seu site de buscas um determinado endereço, além de mostrar sites com esse determinado endereço, também mostrará um mapa com a localização exata do endereço. Esse serviço é oferecido pelo maior site de buscas o Google, na qual possui a ferramenta Google Maps. Assim, é possível encontrar CEP, ruas, número de telefone, rotas, lugares, entre outras tantas informações.
Busca Horizontal
As buscas horizontais, no entanto, diferenciam-se ao fato que, não possui um resultado tão seletivo, assim, já muito conhecida pelos usuários da internet, acontece quando procuramos um termo ou uma palavra que possui mais de um sentido, por exemplo, “manga”. Nesse exemplo de pesquisa, não será realizada uma pesquisa específica, mas sim, muito ampla. Os resultados que aparecerão serão relativos ao termo procurado. Não sabe-se a que exatamente está se referindo, então surgirá tudo que é relativo a esta palavra.
Então, aparecerá, a manga fruta, a manga de água, manga de camisa, enfim, diversos tipos de manga. Agora, se você está procurando uma manga para seu jardim e digitar manga para jardim, aí sim, ocorrerá um resultado mais seletivo e não tão amplo quanto o resultado anterior.
Alguns sites estão investindo em buscas verticais, na qual são oferecidos apenas algum tipo de pesquisa. Um exemplo de site desse gênero é um que apenas contém endereços e informações sobre empresas. Assim, os interessados acessam esse site, digitam o nome da empresa ou mesmo o produto que estão procurando e assim abre-se uma listagem de informações. Caso você esteja procurando uma “construtora”, você apenas escreve esse termo e aparecerá informações e endereços de varias opções de construtoras.
Em nosso Curso de SEO explicamos exatamente a função de cada tipo de busca dentro do contexto do marketing de busca para que na prática os participantes possam refinar suas estrégias em função de cada necessidade específica.
Por Rafaela Pozzebon no Oficina da Net