5 passos básicos para o planejamento de e-commerce
5 Passos básicos para o planejamento de e-commercePara que você não se perca, algumas dicas básicas a seguir de como planejar um ecommerce. Esta é uma etapa fundamental para que você não tenha surpresas desagradáveis ao longo do caminho. E isto garante um melhor conhecimento do seu negócio, do que pode ser limitador ou não e que você tenha maior intimidade com todos os processos.
Faça uma análise do seu mercado
Nesta etapa use o Google. Pegue as palavras-chave que tenham referência aos produtos que você pretende vender na sua loja virtual e faça uma pesquisa no Google. Em uma planilha – ou documento, se preferir – anote o endereço dos concorrentes, o público-alvo que aparenta que eles foquem, o preço médio dos produtos comercializados, as formas de pagamento, etc.
Comece a busca pelos fornecedores para o seu e-commerce
Invista o seu tempo antes da abertura da loja virtual na busca por mais fornecedores além daqueles que normalmente você já tem, para que você não fique preso a apenas uma empresa. Planejar esta etapa é essencial. Ter a redundância de locais em que os pedidos possam ser feitos poderá ser fundamental para não deixar o seu comércio eletrônico parado com diversos produtos indisponíveis, o que pode demonstrar para o seu consumidor que a sua marca não tem capacidade de gestão de compra nos fornecedores.
Analise os canais de publicidade
A internet dispõe de diversos canais de publicidade. Existem fóruns, blogs, sites de notícias, portais de conteúdo, portais de anúncios, sites de buscas, shoppings, redes sociais, comparadores de preços e outros meios. Há também os meios de publicidade tradicionais que podem ser usados em favor do seu comércio eletrônico, como presença física em lojas, representação comercial, panfletagem, outdoors, veiculação publicitária, etc.
Na internet, a vantagem é que toda a repercussão pode ser observada em tempo real, de acordo com a mídia escolhida. Faça cotações com agências de publicidade, ou se prefer ir, faça você mesmo as cotações diretamente com os sites e equacione o quanto terá que investir para propagar a sua marca. A publicidade é uma das etapas mais importantes do planejamento do seu e-commerce.
Consulte diversas opiniões sobre a sua loja virtual
Não esqueça que o site, ou seja, a vitrine online da sua loja virtual é a responsável por suas vendas. Não há vendedores que acompanham os clientes nas visitas, por isso cote com diversas empresas que produzem websites modelos diferentes de lojas virtuais que tenham o objetivo de, sozinhas, venderem os produtos que você comercializará. Lembre-se de investir também na descrição dos produtos de forma completa, para que os mecanismos de buscas possam coloca-lo posteriormente em seus resultados de pesquisas.
Os custos operacionais da loja virtual
As lojas virtuais alugadas com mensalidades e custos operacionais como:
- aluguel de escritório (quando a pessoa não for operar de própria casa)
- custo da assessoria contábil
- assessoria de marketing
- custo de conta telefônica, conta de luz
- impostos obrigatórios
- manutenção mensal do servidor
- taxas das bandeiras de cartões de crédito e filiações bancárias
Com todos os custos equacionados, além da tabela de preços do fornecedor, você poderá negociar preços melhores em condições de compras específicas para baratear os preços dos produtos e poder entrar no mercado com forte competitividade.
Fonte: Blog da Rakuten
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