Como anunciar no Google Shopping
O Google lançou recentemente o seu comparador de preços e agora qualquer um pode anunciar no Google Shopping, como informamos em um post anterior. O Google Shopping é uma ferramenta de busca e comparação de preços voltada para o e-commerce que promete agitar o mercado brasileiro, atualmente dominado pelo BuscaPé.
Nossa impressão é que o comparador de preços do Google deverá fazer sucesso entre as lojas virtuais daqui também, já que o Google já conta com uma boa penetração entre os brasileiros e goza de uma reputação invejável entre os consumidores. Para que você possa ir se familiarizando com o sistema elaboramos esse pequeno tutorial.
Como anunciar no Google Shopping
Em primeiro lugar você deverá Google Merchant Center – Central do Comerciante, e criar uma conta, clicando neste link.
Em seguida será necessário incluir os produtos da sua loja virtual. As informações obre os produtos devem ser passadas através de um Feed ou pela API de conteúdo do Google Shopping. Essas descrição é composta por Atributos obrigatórios e outros opcionais.
Como tudo em termos de busca no Google, as descrições mais completas serão consideradas mais relevantes e por isso devem ter posição de destaque nas páginas de respostas. Tambén no e-commerce o Google é bem seletivo. Os atributos são os seguintes:
Informações básicas do produto – É o atributo onde você deverá as informações básicas sobre o produto, como título, descrição e tipo de produto. Lembre-se de criar uma descrição única e bem estruturada. Existe SEO também no Google Shopping.
Disponibilidade e preço – è o campo para informação dos atributos sobre disponibilidade e preço dos seus produtos.
Identificadores exclusivos de produto – Atributos para que o Google identifique corretamente seus produtos e exibir seus produtos na página de produto correta, como marcas, UPCs e EANs.
Produtos de vestuário – Atributos para descrever os produtos de vestuário, como cor ou tendência.
Variantes do produto – Campo destinado a descrição das variações do produto que diferem somente em cor, material, estampa ou tamanho.
Taxas e frete – Como incluir informações para fornecer os impostos e o custo de envio dos seus produtos.
Quantidade de parcelas – Esse atributo existe apenas no Google Shopping Brasil e serve para especificar as opções de parcelamento do produto.
Atributos adicionais – Outros atributos para que descrevem melhor o seu produto. É aqui que entra sua criatividade e, acreditamos, técnicas de SEO. Ainda estamos testando, mas acreditamos que será aqui que o Google fará a maior parte da diferenciação entre produtos para estabelecer a relevância de cada um.
Enviando o Feed de produtos para o Google Shopping
Após a criação da descrição de produtos, é necessário fazer o upload do Feed. Esse processo pode ser feito de três maneiras:
- Envio direto – você pode enviar diretamente seu arquivo para o Google Shopping se ele tiver menos de MB
- Upload no FTP – Enviar seus arquivos via FTP desde que eles tenham menos de 1 GB
- Upload automático – Envio automático do arquivo caso ele tenha menos de 1 GB
A primeira vista, o processo para anunciar no Google Shopping parece bem complexo, mas na verdade não é tanto assim. O problema, é que para uma quantidade grande de produtos e constante atualização, a a manutenção desses feeds se torna bastante difícil. por isso, é interessante que sua plataforma de e-commerce tenha entre suas rotinas, a criação e envio desses feeds. Esse é um item que acabamos de inserir no check list de recursos desejáveis em uma plataforma de e-commerce distribuído em nosso curso sobre criação de lojas virtuais.
Se você quiser informações ainda mais detalhadas sobre o Google Merchant Center e como anunciar no Google Shopping acesse a página de suporte do sistema neste link.
Uau, será que só nós já temos isso interado???? rsrsrs
Brincadeiras a parte, participamos dos beta-testes do Google Shopping e, por enquanto, pode ser complicado msm o processo, ainda mais para nós que nos matamos para integrar o sistema. Contudo, isso tem tudo para ser uma mega solução de vendas no Brasil
Pode surgir aí um novo formato de feed no mercado hein, coisa que tanto sugerimos ao Buscapé. Assim como o RSS foi para as noticias e posts em geral. Vamos esperar e veremos!
Boa sorte e boas vendas a todos
Rafael
Pessoal, pode parecer uma maravilha, mas no momento, todos este processo é chato e complicadíssimo. Vamos esperar que eles facilitem a inserção de dados principalmente para que utiliza os produtos do Google como o Analytics e o Webmaster tools, onde seria mais fácil e práticos eles puxarem as informações de lá, numa forma de integração.