Como divulgar uma empresa nas redes sociais
Saber como divulgar uma empresa nas redes sociais é hoje em dia uma das principais preocupações de um negócio, já que este é o canal de maior exposição no marketing digital moderno.
Uma pesquisa realizada pelas empresas Hootsuite, intitulado Digital in 2018: The America, mostrou que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. O relatório também constatou que 58% já buscou por um serviço ou produto pela internet.
As mídias sociais oferecem uma grande exposição às marcas e promovem pontos de contato entre a empresa e o público-alvo que ela pretende alcançar com suas ações em marketing digital. Quando bem trabalhado, esse relacionamento acaba levando ao conhecimento do produto e vendar.
O problema é que na maioria das vezes as empresas não saber por onde começar o seu plano de marketing nas redes sociais, já que os caminhos são muitos e para quem não é da área, saber qual a melhor opção é um grande desafio.
Em muitos casos, a contratação de uma agência especializada não é uma opção, em função dos elevados custos. Fica então a dúvida: como divulgar uma empresa nas redes sociais?
A resposta é: Assuma o controle da situação e implemente você mesmo uma estratégia de marketing nas mídias sociais. Afinal de contas, ninguém conhece a sua empresa melhor do que você, não é mesmo?
Dicas para divulgar uma empresa nas redes sociais
A divulgação de uma empresa na Internet exige que você antes de tudo faça um planejamento estratégico das suas ações. Se você não for por este caminho, o resultado será a perda de tempo e dinheiro, com ações que não trarão resultado algum.
Veja abaixo o passo a passo para a criação de um planejamento básico para a divulgação de um negócio nas redes sociais.
1 – Defina seus objetivos nas redes sociais
Para começar a resolver esta questão de como divulgar uma empresa nas redes sociais [é preciso que você defina muito bem quais são os seus objetivos nestes canais, para que possa tomar as decisões certas desde o início.
Um dos grandes erros de marketing nas redes sociais é justamente começar sem saber exatamente o que você quer. Por isso defina seus objetivos e prioridades, como por exemplo:
- Gerar exposição da marca para torna-la mais conhecida;
- Gerar Leads para depois trabalha-los em outras ações de marketing digital;
- Fazer vendas diretamente pelas redes sociais;
- Criar um canal de atendimento ao público.
Cada situação dessas exigi um tipo de abordagem, por isso é necessário estabelecer prioridades, até mesmo para adaptar o conteúdo que será necessário produzir e ajustar as etapas do funil de conversão das suas ações.
2 – Crie a sua Persona de Marketing
Saber como divulgar uma empresa nas redes sociais, é o nosso desafio principal, mas na verdade, tudo gira em torno de para quem divulgar esta empresa.
É importante focar a divulgação em um grupo de pessoas que tenham um alinhamento com os seus produtos e serviços, e que sejam realmente clientes em potencial. Para isso, é necessário criarmos a Persona de Marketing do projeto.
A Persona de Marketing é o perfil do público-alvo que desejamos atingir em nossas ações, em seus mínimos detalhes. Com as ferramentas adequadas, podemos determinar dados demográficos e comportamentais que irão ajuda-lo filtrar o público para o qual você veiculará suas mensagens.
3 – Determinando quais redes sociais usar
É fundamental, antes de qualquer coisa, definir as redes sociais para divulgação da sua empresa. Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, blogs, em qual delas focar as suas ações?
Isso vai depender muito da sua área de atuação. Se você trabalha com o consumidor final, como no caso de uma loja virtual, as redes mais populares, como Instagram e Facebook são as ideais, principalmente se você trabalha com um produto de alto impacto visual.
No caso das empresas B2B, que trabalham com outras empresas, talvez o LinkedIn e blogs especializados e outras redes mais específicas, sejam mais indicados, pois possuem um alinhamento maior com este tipo de público mais segmentado.
4 – Conteúdo para divulgação de uma empresa nas redes sociais
O marketing nas redes sociais é baseado em conteúdo. Por isso, se você quer saber como divulgar uma empresa nas redes sociais, uma das respostas é: Produza conteúdo que agregue valor ao dia a dia das pessoas.
Criar um perfil nas redes sociais só para ficar anunciando seus produtos, promoções e descontos é uma completa perda de tempo. Quer iria acessar uma página no Facebook que mais parece a seção de classificados de um jornal?
Para suas publicações surtirem efeito de verdade, você precisará produzir conteúdo de qualidade para o blog associado à sua marca, para que as pessoas fiquem interessadas em o que você tem a apresentar.
As pessoas não querem saber apenas de anúncios. Isso já tem em tudo quanto é lugar. O que elas querem mesmo é informação. É por isso que o Marketing de Conteúdo é tão valorizado nos dias de hoje. Mostre antes como você pode ajuda-las e depois apresente seus produtos.
5 – Monitore os seus resultados
Outro ponto importante para quem está interessado em saber como divulgar uma empresa nas redes sociais, diz respeito ao monitoramento de resultados, afinal de contas você está neste jogo para ter resultados e não para ser um “queridinho” do pessoal.
Em um cenário de custos em mídia crescentes, é cada vez mais importante saber o que você está realmente ganhando com o seu marketing em uma determinada rede social, para poder saber se o investimento está valendo a pena ou não.
Esqueça métricas como seguidores e likes. Essas são conhecidas como as métricas da vaidade, e cá entre nós, curtidas não pagam as contas, você não concorda?
Por isso é necessário que você monitore resultados através de Google Analytics e outras ferramentas, criando modelos de atribuição de conversões claros, para saber o retorno que as suas campanhas estão lhe trazendo.
Publicar posts não é marketing nas redes sociais. O verdadeiro marketing traz resultados, traz ROI – Return On Investment. Leia um pouco mais sobre o assunto em nosso artigo Como Medir o ROI nas Mídias Sociais.
6 – Busque por capacitação em redes sociais
Uma coisa é usar o seu perfil no Facebook ou Instagram para se divertir e conversar com amigos. Outra coisa, completamente diferente é usar as mídias sociais como ferramenta de marketing para o seu negócio.
Por isso, busque qualificação através de cursos especializados, para fazer a coisa da maneira certa. Na Academia do Marketing, escola especializada em treinamentos na área de marketing digital, oferecemos diversos cursos nesta área, como o de redes sociais, Facebook Marketing, Facebook Ads e Instagram, nos formatos presencial e também online.
Agora que você já tem as linhas gerais de como divulgar uma empresa nas redes sociais, é apenas uma questão de se organizar e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado sobre redes sociais e tudo mais que envolve o marketing digital, assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle no Guia do Marketing
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