Gerente de E-commerce – Qual o perfil profissional e currículo desejado
Gerente de E-commerce. Qual o perfil profissional e currículo desejável para um gestor de e-commerceA contratação de um gerente de e-commerce, às vezes se torna uma tarefa hercúlea para as empresas justamente por não saberem exatamente qual seria o perfil profissional ideal para esse cargo.
Em nosso Mural de Vagas, muitas vezes recebemos ofertas de vagas para gerente de e-commerce que simplesmente ou não tem nada a ver com a real necessidade ou então agregam diversas outras funções.
O perfil profissional de um gerente de e-commerce é para muitas empresas ainda, uma incógnita, mas para ajudar a essas empresas a selecionar esse profissional, fizemos um breve resumo sobre o que é interessante exigir para essa função.
Qual a função de um gerente de e-commerce
O gerente de comércio eletrônico é o profissional encarregado da coordenação e controle de uma operação de e-commerce. É um profissional multidisciplinar que atua em diversas frentes de trabalho em uma loja virtual como:
- Controle de processos internos;
- Gestão de TI;
- Controle de meios de pagamento online;
- Logística;
- Marketing digital;
- Prospecção de novos produtos e mercados.
Como você pode ver, é um profissional polivalente e com domínio de diversas áreas, e por isso mesmo, não é o tipo de qualificação que se possa adquirir da noite para o dia. A formação de um gerente de e-commerce é um processo lento e gradativo, que envolve além da formação acadêmica, a experiência no dia-a-dia da gestão de um comércio eletrônico. Ninguém vira gerente de e-commerce em um mês, quem disser o contrário, ou não sabe do que está falando ou age de má fé. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais muitos participantes ficam surpresos com a variaedade de áreas que cobre a gestão eficiente de uma loja virtual.
Qual a formação de um gerente de e-commerce
Como gestor, a formação básica é em administração de empresas ou ciência da computação, mas só isso não qualifica ninguém como gerente de e-commerce. Além dessa formação, o profissional precisa ter bons conhecimento de TI e principalmente marketing digital, já que a grande guerra no e-commerce hoje em dia está justamente na área do marketing online.
O perfil profissional de um gerente de e-commerce deve necessariamente ter uma forte divulgação de lojas virtuais é muito grande e um gestor de e-commerce precisa pelo menos conhecer seus recursos e funcionamento para que possa desempenhar suas funções a contento.
Muitas empresas confundem o Gerente de E-commerce com o Gerente de Marketing Digital, um erro que as vezes transforma a lista de atribuições para a vaga em uma verdadeira lista de qualificações para o cargo de Super Homem. É preciso deixar claro que a especialização em marketing digital é bem diferente da área de comércio eletrônico e por isso não dá para misturar os canais.
As outras qualificações de um gerente de e-commerce
Como você pode ver, as aptidões de um gerente de e-commerce cobrem uma vasta área do conhecimento digital e por isso, nem sempre é fácil encontrar o profissional que atende a todas essas exigências. No currículo de um gerente de e-commerce devem constar também conhecimentos nas áreas de matemática financeira, gestão empresarial e marketing estratégico, além, é claro, de um bom conhecimento de inglês para se manter atualizado com o que acontece lá fora.
Deixe seu comentário