Links Patrocinados X SEO
O SEO é seu parceiro, Links patrocinados são mercenários
Links Patrocinados x SEOA eterna guerra entre Links Patrocinados x SEO tem rendido boas conversas na Internet. O uso de links patrocinados é prática comum na divulgação de sites e lojas virtuais como ferramenta fundamental em um plano de SEM.
Como o retorno em links patrocinados é imediato, a ferramenta cumpre o seu papel enquanto a loja não obtém resultados de um bom planejamento de SEO ou enquanto a loja ou site ainda se encontra no Sand Box do Google.
Com o uso dos links patrocinados a loja consegue imediatamente um posicionamento nas páginas de respostas das ferramentas de busca – SERPs, pagando-se por isso, é claro. O quanto? Depende muito do segmento, da estrutura do próprio SEO e do tempo de campanha.
O resultado da estratégia é bom, o problema é que alguns lojistas virtuais sentem-se tentados a deixar a estratégia de SEO de lado em função do resultado fácil e imediato dos links patrocinados.
Esse é um erro fatal, pois a qualidade do retorno de uma campanha de links patrocinados como por exemplo o Google Ads, é bem diferente dos obtidos em uma campanha baseada em uma boa estratégia de SEO, além de ser infinitamente mais duradoura.
A validade de usar links patrocinados
Em primeiro lugar, os links patrocinados são olhados com uma certa desconfiança pelos usuários mais experientes justamente por ser uma divulgação paga. Estudos revelam que apenas 50% dos usuários clicam em links patrocinados contra 80% que clicam nas respostas orgânicas. O que por si só já exemplifica uma desvantagem dos links patrocinados, pelo menos no que diz respeito a conversão de exibições ou CTR – Click Through Rate.
Em segundo lugar, pela própria natureza dos links patrocinados, eles não oferecem um resultado a médio e longo prazo. Se você interromper sua campanha, a sua posição nas primeiras páginas das buscas simplesmente somem. O tráfego trazido por esta ferramenta não é contínuo. Quando analisamos o tráfego de uma loja virtual no Google Analytics podemos identificar claramente a atuação dos links patrocinados distorcendo algumas métricas.
Em terceiro lugar, este tipo de campanha pode se mostrar bastante onerosa, principalmente se a sua margem de lucro for baixa e a competição pela palavra-chave for alta. É o típico cenário em que o ROI – Return On Investment vai se revelar extremamente baixo.
A hora certa de usar os links patrocinados
É claro que o uso de links patrocinados tem seu espaço em qualquer campanha de marketing digital, mas o seu uso não pode ser indiscriminado e nem funcionar como substitutivo para uma boa ação de SEO. O link patrocinado tem sua hora.
No lançamento de um novo produto, por exemplo, o link patrocinado funciona maravilhosamente uma vez que a resposta pela busca orgânica vai demorar a listá-lo na busca orgânica. Portanto, não se trata de excluir o link patrocinado da “caixa de ferramentas de SEM” e sim administrar bem o seu uso.
Por esses motivos, pense bastante antes de se render aos encantos do “Retorno Rápido” dos links patrocinados e olhe com mais carinho para sua estratégia de SEO, pois a médio e longo prazo é ela que irá garantir o tráfego contínuo de sua loja virtual e consequentemente os seus lucros. Links patrocinados são válidos, mas não são seus parceiros, são mercenários.
Mantenha-se atualizado sobre esta e outras questões relativas a Links Patrocinados x SEO no marketing de busca, assinando nosso Boletim Informativo.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce
Deve-se analisar em primeiro lugar o efeito duradouro de uma loja otimizada com estratégias de SEO pois ela irá proporcionar resultados concretos porém um pouco mais demorados, mas por outro lado, uma campanha “mal-feita” nos links patrocinados poderá ser onerosa e com resultados fracos de conversão, e isto poderá ser uma experiência traumática para o empreendedor.
O importante é primeiro pensar em atingir resultados com qualidade satisfatória nas buscas orgânicas utilizando sistemas de ecommerce otimizados para buscadores e complementar a campanha de marketing com links patrocinados em produtos com uma posição menos favorecidas nas buscas orgânicas.