Como medir a eficácia de uma campanha em mídia social
À medida que redes sociais como o Facebook e o Twitter avançam em ritmo acelerado, atraindo um número crescente de usuários, a pergunta das empresas agora não é se elas vão ou não aderir a esses canais, mas sim como elas podem medir o retorno sobre o investimento – ROI – ou, em outras palavras, a eficácia de sua presença nessas plataformas.
Antes de mais nada, é preciso estabelecer: “o que é, para mim, ter sucesso?”. Gerar buzz e conversações em torno de um produto em particular? Melhorar a percepção da minha marca? Aumentar o tráfego no meu website? Conhecer melhor o que pensam meus consumidores? Definido isso, o próximo passo no seu plano de mídia social é entender como medir o sucesso.
Com desafios, objetivos e conceitos claros, fica mais fácil determinar como o resultado será quantificado. Mais comentários no blog, mais retweets ou seguidores no Twitter, links, fãs no Facebook? Sem saber o que e como medir, qualquer iniciativa será um tiro n´água, pois limitará sua capacidade de entender o mercado e implantar mudanças quando necessário.
Embora não haja um jeito real de avaliar o quanto vale um seguidor no Twitter ou um fã no Facebook, existem algumas maneiras fáceis de medir o ROI de uma campanha de mídia social.
1 – Promoções – Ofereça descontos, cupons ou códigos de promoção exclusivos para quem navega nas redes sociais, sugere Devin Sugameli, especialista em marketing para mídias sociais. Se você é uma rede de varejo, poderá medir o sucesso da mídia online a partir do número de consumidores que aparecem na loja com o cupom na mão. Só tem um porém: esses fãs podem eventualmente replicar essa promoção para não-fãs (afinal, o princípio básico das redes sociais é compartilhar informação), e então você não saberá realmente como seguir a pista.
2 – Rastreamento – Rastreie links. Se você não tem condições de oferecer esses descontos especiais online que permitam rastrear as vendas, uma outra maneira é medir sua influência ao acompanhar links que você inclui em cada post que publica. Então, se você postar um link para o seu website no Twitter, e algum seguidor seu clicar nele, você poderá identificar em quais páginas e durante quanto tempo esse seguidor navegou no seu site. E aí comparar com outros cliques vindos via email ou página do Facebook, e então avaliar o que dá mais retorno. Ferramentas como o Google Analytics podem ajudar muito.
3 – Monitoramento – Monitore o feedback do usuário e as menções à sua marca ou produto. Existem ferramentas gratuitas – começando com o simples Google Alerts. Acompanhar o que é dito sobre a sua empresa não significa necessariamente medir as vendas, mas vai ajudá-lo a avaliar o ROI em termos de propaganda boca a boca e publicidade gratuita.
Lisa Barone, diretora de Branding da agência de internet marketing Outspoken Media, afirma que é essencial monitorar suas métrica online e offline para determinar se os seus esforços em mídia social foram ou não bem sucedidos. E se não foram, o que você pode fazer para corrigi-los.
A hora certa de medir
Não adianta querer medir o retorno de um esforço de mídia social antes de dois ou três meses. Se você começar a medir cedo demais, o máximo que poderá descobrir é se o número de seguidores ou fãs aumentou. Mas não é isso que realmente importa, não é? Eles são até úteis, mas melhor seria identificar se, com o tempo:
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Sua empresa está melhor posicionada no Google por causa do aumento do tráfego e dos links para seu website;
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Você ampliou o conhecimento das pessoas sobre sua marca e isso refletiu em incremento no volume de buscas por certas palavras-chave de seu interesse ou em aumento de vendas;
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As pessoas estão realmente engajadas com o seu conteúdo e transformando isso em ações práticas, por exemplo, compras online, mais comentários ou retweets.
Se você dedicar algum tempo para estabelecer (1) o que você quer e (2) como você vai conseguir isso, certamente terá sucesso em qualquer esforço em mídia social.
Fonte: Ecommerce News
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