Como usar o pixel de conversão do Facebook Ads no e-commerce
Usar o Pixel de Conversão do Facebook Ads no e-commerce é fundamental para conseguir monitorar de forma precisa a taxa de conversão de cada anúncio, a maior das vantagens do marketing online.
Dependendo do tipo de anuncio, o Pixel de Conversão chega a ser um item sem o qual não faz o mínimo sentido criar se não tiver esse elemento, como no caso dos anúncios de Conversão no Site.
Por isso, vamos abordar neste artigo, a técnica para a criação e principalmente inserção correta do pixel de conversão do Facebook Ads no e-commerce, um dos módulos que mais desperta o interesse dos participantes do nosso Curso de Facebook Ads.
1 – O que é Pixel de Conversão
O Pixel de Conversão é um código gerado pelo próprio Facebook para que possamos acompanhar com precisão as conversões que tiveram como origem um determinado anúncio publicado em sua plataforma.
O Pixel é essencial para o correto rastreamento de conversões no Facebook, seja em anúncios que visam à conversão de vendas, captação de Leads ou qualquer outra ação que tenha uma meta de conversão muito bem definida.
2 – Como criar o Pixel de conversão para e-commerce ou outra ação
O processo de criação é simples, mas, como tudo em marketing digital exige um bom planejamento para que depois você não acabe com um verdadeiro “amontoado de dados” ao invés de uma estatística confiável das suas conversões.
Você tem duas opções para a criação do pixel de conversão do Facebook Ads para e-commerce. A primeira é através do Power Editor, um plugin do Google Chrome para gerenciamento dos anúncios no Facebook.
A outra opção é gerar o pixel de conversão quando você estiver criando seu anúncio no formato Conversão no Site, na própria interface de gerenciamento do Facebook Ads.
3 – Onde instalar o pixel de conversão do Facebook Ads para e-commerce
Agora é o ponto onde muita gente se confunde, que é justamente em que página instalar o Pixel de Conversão. O código de conversão precisa ser instalado na página de confirmação de compra, da mesma forma que fazemos na instalação do código do Google Analytics para e-commerce.
Veja como usar o pixel de conversão do Facebook Ads no e-commerce em campanhas de Conversões no Site
Tenho visto por ai muita gente instalando o pixel de conversão na página de detalhes de produto da loja virtual, o que é um erro terrível, pois causará uma série de falsas conversões, distorcendo de forma irreversível a análise do ROI da campanha.
O mesmo roteiro é aplicado no caso de estarmos fazendo uma campanha de geração de Leads, como por exemplo, campanhas de marketing de conteúdo como o download de um e-book ou qualquer outro material digital.
Neste caso o Pixel de Conversão deverá ser inserido não na Landing Page ou página de captura da campanha, mas sim na página de confirmação de envio dos dados, como nome e e-mail, por exemplo.
4 – Como instalar o pixel de conversão do Facebook em seu e-commerce
A instalação do pixel de conversão em seu site vai depender muito da plataforma de e-commerce que você está usando. Em plataformas de e-commerce mais elaboradas, essa opção já deve estar incorporada ao gerenciador da plataforma.
Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce, esse é um item a ser analisado na sua lista de funcionalidades, pois a tendência, principalmente em segmentos em que os Facebook Ads funcionam melhor, como o do e-commerce de moda, esse é um recurso que será cada vez mais utilizado.
Se a sua plataforma de e-commerce não prevê essa funcionalidade, não há outra alternativa a não ser trabalhar no próprio código fonte (programa) da loja para fazer a inserção.
Como você vê a criação e instalação do pixel de conversão do Facebook Ads no e-commerce não é tão difícil assim, e deixa a sua campanha realmente profissional. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
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