O calcanhar de Aquiles dos blogs corporativos

Blogs corporativos (ou perfil no Twitter etc) funcionam bem para a comunicação das empresas. Mas quem sabe fazer não tem tempo. Como resolver o problema?

 

Qual das opções abaixo é mais importante para o sucesso de um blog?

  1. Layout;
  2. Estrutura;
  3. Plataforma;
  4. URL;
  5. Conteúdo.

Se você escolheu a última opção, claro, acertou.

Para seu blog fazer sucesso ele tem que ter um ótimo conteúdo, seja ele corporativo ou não. Ponto passivo, certo? Prossigamos.

A maioria dos artigos sobre blogs corporativos costumam dizer: “fazer um blog pra sua empresa é baratinho e você mesmo pode atualizar. Um post por dia já está ótimo. Suas visitas vão aumentar, seu posicionamento no Google também e sua empresa vai vender mais”.

A promessa é: investimento muito baixo, resultado muito alto. Isso cheira a picaretagem. E, me desculpe falar assim, mas é picaretagem mesmo.

Não existe retorno sem investimento

Digamos que você seja rápido, tenha assunto e escreva bem. Parabéns! Você consegue fazer um post interessante em duas horas. Vamos às contas: quanto custa sua hora? Quanto custa 44 horas mensais? Viu? Não é nada barato.

A solução é delegar. Mas para quem? O gerente de marketing não tem tempo. O diretor de vendas, menos. Seus colaboradores que entendem do negócio estão ocupados fazendo-o funcionar. Em quem colocar essa responsabilidade? Bom, algumas empresas colocam o afazer nas costas do estagiário. Mas aí você conhece o resultado.

Eis o calcanhar de Aquiles dos blogs corporativos: quem vai ter tempo, disposição e criatividade para criar um ótimo conteúdo para o blog da sua empresa?

Eu gosto mais de fazer perguntas do que de respondê-las, mas já que eu mesmo levantei o tema, sinto-me no direito de expor as duas únicas soluções que consigo enxergar. São elas:

  1. Abrir mão de algumas tarefas para se dedicar, você mesmo, ao blog de sua empresa. Provavelmente essa é a escolha mais cara, mas (talvez) seja a mais legal.
  2. A boa e velha terceirização. Existem algumas agências e redatores que fazem isso. Você só precisa dar o famoso “ok” nos materiais que eles produzem. Uma solução não muito cara e (talvez) mais prática.

Você conhece outra solução? Sabe outro jeito de resolver esse problema?

Eu creio sinceramente que não existe A Solução Ideal. Existe a que se adequa melhor ao investimento que cada um pode fazer. Se você tem tempo, invista tempo. Se não tem, precisa investir dinheiro. Uma coisa é fato: blogs corporativos dão resultados.

Mas eis um ponto a se pensar antes até mesmo de propor o blog corporativo na sua empresa: quem vai criar o tão famigerado “conteúdo relevante”?

Ps: se preferir, onde houver “blog corporativo”, leia “Twitter corporativo”, “Facebook corporativo”, “Orkut coporativo” e modernices em geral.

Por Fernando Luz no Web Insider