Selos de qualidade no e-commerce aumentam a conversão Selos de qualidade no e-commerce aumentam a conversão
Exibir selos de qualidade no e-commerce é uma boa estratégia para aumentar a confiança dos consumidores em sua loja virtual e por isso, elemento indispensável a um bom design. Ao verificar que seu comércio eletrônico possui uma certificação comprovada, o e-consumidor se sente mais a vontade e seguro para efetuar uma compra na sua loja.
O grande problema é que não é todo selo de qualidade no e-commerce ou certificado, que garante a sua loja virtual a credibilidade necessária para impulsionar vendas. O consumidor não é bobo e não se iluda mais com imagens bonitinhas (nem todas) que afirmam que a loja é ”Top dos Tops”.
As pesquisas mostram que selos e certificações aumentam a taxa de conversão de uma loja virtual em até 30%, mas também dizem que estes selos precisam ter credibilidade inquestionável e isenção de quem emite.
Um selo de qualidade no e-commerce precisa ser comprovado
Exibir selos e certificações na sua loja virtual precisa ser uma estratégia de construção de confiabilidade que inclui a comprovação das suas alegações. Colocar simplesmente um selo que não pode ser comprovado pode ser, um verdadeiro tiro no pé em termos de credibilidade. É como dizer “Fomos eleitos a melhor loja virtual da América Latina”, mas não dizer em que eleição, qual a instituição que concedeu esse título e qual a credibilidade dessa instituição.
O primeiro cuidado que você deve ter com um selo em sua loja virtual é inserir um link para a instituição que o emite. Sem isso, a afirmação fica vazia e carente de comprovação. É preciso também que a empresa ou instituição emitente, coloque de forma clara e pontual, quais são os critérios para qualificação.
Outra coisa a ser verificada é a isenção do emissor. Quem emite uma certificação para e-commerce não pode de maneira alguma, sob o risco de comprometimento da ética, se auto certificar, ou deixar públicos os critérios para tal. Pelo amor de Deus! Um pingo de decência nessa hora! Ou segue a ética ou então se desincompatibiliza.
Credibilidade da instituição é o verdadeiro fator de conversão
Outro detalhe a ser analisado em relação aos selos e certificações do e-commerce é o que diz respeito à credibilidade da instituição que o confere. É dessa forma que a loja virtual pega carona na reputação da entidade emissora e consequentemente, de sua reputação junto ao e-consumidor.
No Brasil, os selos de qualidade em e-commerce, oferecidos por sites de comparação de preços, são sem dúvida alguma boas fontes de referência para uma loja virtual. O Selo Empresa Reconhecida Buscapé é um exemplo disso. Por ser uma empresa conceituada no comércio eletrônico, ele agrega valor à loja virtual. Outro exemplo é o Selo E-bit, outra instituição tradicional de avaliação de lojas virtuais, que quando incorporado ao design de um e-commerce, confere a ele mais credibilidade.
A diferença está justamente na credibilidade do emissosr. Quem é a empresa ou instituição? O que ela já fez de concreto? Qual o conceito dessa instituição junto ao público? É isso que dá a um selo de qualidade no e-commerce sua respeitabilidade, e não as ações midiáticas de quem os confere, ou, na pior das hipóteses, que os vende.
Metodologia do selo que qualificação para e-commerce importa muito
Outra questão a ser considerada na hora de colocar um selo de qualidade em comércio eletrônico na sua loja virtual é a metodologia adotada para a concessão da certificação. Um selo importante em termos de satisfação do consumidor é o Selo RA 1000 do site Reclame Aqui. Ele garante que a loja é avaliada pelo mais conhecido site de reclamações sobre compras online da Internet brasileira e na página do selo, é explicada toda a metodologia para concessão da referência. Existe portanto, uma coerência.
Recentemente tivemos o lançamento do Clube E-commerce Brasil, do qual a equipe do Curso do E-commerce é associada, que também certificará as lojas que possuem o seu selo. É um dos maiores portais sobre e-commerce no Brasil, reunindo renomados participantes do comércio eletrônico nacional, e portanto, uma fonte confiável de recomendação.
Outro selo interessante, infelizmente, só disponível lá fora, é o Google Trust Stores emitido por ninguém mais ninguém menos que o próprio Google. Quer mais respeitabilidade que isso?
Selos de certificação de segurança para lojas virtuais
Selos de segurança também são grandes aliados da taxa de conversão da sua loja virtual. Alguns exemplos são o Site Blindado, Certisign e outras empresas do setor de segurança online, por serem empresas conhecidas nesta área, trazem bastante segurança na hora de finalizar uma compra na sua loja virtual.
O importante é colocar selos e certificações em e-commerce que passem para o consumidor, uma mensagem real de segurança e qualidade. Colocar selinhos, só por colocar, pode inclusive funcionar como fator de desconfiança em relação à lisura e qualidade dos produtos oferecidos no seu e-commerce.
Um selo de qualidade em e-commerce não é apenas uma questão de imagem, é uma questão de credibilidade do emissor, que precisa de respaldo técnico, isenção e clareza de critérios na emissão.
Por Rodrigo Lima no Blog do E-commerce
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