O Que è Tráfego Qualificado
Quando você pensou em montar um site de conteúdo ou loja virtual e entrar na Internet, você pensou em ganhar dinheiro usando a rede para vender seus produtos e serviços não foi?
O que você precisa para vender seus produtos e serviços? Se você pensou em clientes, acertou. Um site precisa atrair o maior número possível de visitantes para vender. Então é só fazer uma grande divulgação do site? Parece óbvio, mas é ainda mais importante atrair visitantes realmente interessados exatamente no produto que você está vendendo. Isso é o que chamamos de tráfego qualificado, a pessoa que procura nas ferramentas de busca como Google, Yahoo, MSN/Bing o que você tem para vender. Nada tão misterioso assim.
Existem diversas formas de atrair tráfego qualificado para o site. Podemos usar mídias convencionais como jornais, TV, rádio e outras que são formas válidas, porém muito custosas. Por outro lado, a própria Internet tem várias maneiras de divulgar um site, muitas delas até gratuitas ou de baixo custo. SEO, Links Patrocinados, Redes Sociais e muitas outras ferramentas estão disponíveis para estratégias de marketing digital. O que realmente importa é divulgar, quanto mais melhor.
Marketing de busca é a melhor fonte de tráfego
Uma das formas de divulgação de sites mais usada são as ferramentas de busca, que funcionam como índices da Internet. Nelas estão cadastrados os endereços de milhões de sites, como nas páginas amarelas (lembra disso?). Diferente da lista telefônica, em que as páginas estão em uma ordem fixa e determinada, nos sites de busca, é só digitar uma palavra relacionada com a informação ou produto que estamos procurando e ela mostra uma relação de sites que contém aquela palavra. Nossos avós iriam adorar isso.
Mais de 85% dos internautas usam sites de busca para encontrar o que precisam. Os outros 15% nem sabem o que realmente é a Internet, mas isso é outra coisa, deixa prá lá. É a forma mais básica e conhecida de encontrar informações e talvez justamente por isso a Internet tenha ocupado o espaço que tem hoje em dia. Isto os torna extremamente atraentes como ferramentas de divulgação e atração do tráfego qualificado, tão desejado e necessário para o sucesso de uma loja virtual. Porém, existem algumas ressalvas que vamos examinar:
- Existem milhares de sites de busca – Eles estão por aí, são de todos os tipos, idiomas e sabores, genéricos ou especializados, pagos e gratuitos. A boa notícia é que apenas uma dúzia deles representa mais de 90% do tráfego de pesquisas na Internet. Para você, são eles que importam, o resto é o resto. Resto mesmo.
- Às vezes os sites de busca “esquecem” de você – Para as empresas por trás dos sites de busca, sua função não é fazer promoção de empresas. Eles existem para por ordem na Internet e facilitar às pessoas encontrarem o que precisam. São formados por gigantescos bancos de dados alimentados por programas, chamados robôs, que navegam pela Internet, cadastrando endereços e checando sua validade (existência). De tempos em tempos estes robôs vão checar se as páginas ainda estão lá. Nesta hora, pode acontecer que o robô, não encontre seu site, então ele é retirado do banco de dados de buscas. Para evitar estes dissabores a solução é uma boa estratégia de SEO.
Estar Entre Os Primeiros no Google
Se isso é importante? Isso é tudo ! Sua loja virtual deve estar entre os primeiros na lista de resposta. Ter uma boa colocação no Google por exemplo é tudo o que você deseja. As estatísticas mostram que 65% das pessoas mudam a pesquisa ou o site de busca se não encontram a informação que estão procurando na primeira página de respostas, 24% não passa da segunda e 14% da terceira, os outros 2% são insistentes e tentam mais um pouco. Quer dizer, se o seu site não aparecer entre as três primeiras páginas ele não existe para os internautas, isto é, para os consumidores e compradores em potencial dos produtos anunciados em sua loja virtual.
Quer dizer, você pode se cadastrar em milhares de sites de busca e nunca conseguir muitos visitantes. Portanto, fazer o cadastro em ferramentas de busca pura e simplesmente não adianta de nada. Você deve investir em uma boa estratégia de SEO para não só aparecer nos sites de busca mas também aparecer em uma boa colocação.
Ah!!! Se alguém lhe prometer que o seu site estará em primeiro lugar no Google esqueça. Não existe no mundo alguém que possa lhe garantir isso. Pode até tentar, mas garantir não dá mesmo.
Publicado originalmente no Blog do E-Commerce
ótima materia,muito útil!
Será mesmo que os sites de busca são assim tão importantes. Às vezes, penso que é melhor bloqueá-los. Parece loucura, mas tem um motivo, não ficar a mercê deles.
Além do mais, se o site é compartilhado, de qualquer forma, suas visitas podem ter mais chances de compra. Não? Além de menos chances de rejeição.