Web Analytics no Twitter
A equipe do Twitter anunciou na última terça-feira (13/9), durante a conferência TechCrunch Disrupt, nos EUA, o Web Analytics, uma ferramenta para análise de tráfego que poderá ser usada pelos sites para avaliar o impacto da rede social sobre sua audiência. O Twitter já adiantou que o serviço será liberado gradualmente ao longo das próximas semanas, mas já é possível avaliar algumas formas de como ele poderá ajudar empresas e negócios.
Mensuração é tudo em termos de marketing digital e quando o assunto é marketing nas mídias sociais a coisa fica mais sensível ainda. Temos nos virado nos últimos tempos para conseguir isolar o tráfego das mídias sociais através do Google Analytics. Usando as ferramentas certas, fica fácil acompanhar essas campanhas, mas mesmo assim, para que é fã de web análise, quanto mais, melhor.
Segundo o que foi publicado no Blog Oficial do Twitter, a nova ferramenta que irá possibilitar uma avaliação através da Web Análise, das suas ações no microblog, terá três benefícios principais:
Entender quanto do seu conteúdo tem sido compartilhado via Twitter
Este ponto promete entregar muito mais transparência, já que vai mostrar quanto do conteúdo de seu site tem sido compartilhado por meio do Twitter. Um gráfico mostrado como exemplo pela empresa mostra o número de tuites publicados sobre o site e o número de cliques nos links. Até então, não era possível ter este nível de detalhe. Você já podia ver quanto do tráfego chegou ao seu site por meio do Twitter – usando o Google Analytics, mas não o caminho que esse tráfego percorreu para chegar nele.
Este detalhamento vai permitir ver quem está compartilhando o conteúdo de seu site, e como. Isso abre novas possibilidades, tais como o lançamento de programas de incentivo e de afiliados – coisas que seriam impossíveis de implantar no passado.
Ver a quantidade de tráfego que o Twitter traz ao seu site
Essa é uma funcionalidade que efetivamente a gente já consegue ver através do Google Analytics fazendo uma Segmentação Avançada ou então Tagueando via UTM os posts que são enviados pelo Twitter.
Medir a efetividade da integração do botão Tweet
Isso também era algo que já podia ser feito com a maioria dos plug-ins para seu site web. O Shareholic, por exemplo, mostra quantas vezes seu conteúdo é tuitado ou compartilhado com suas ferramentas, e serviços semelhantes têm as mesmas opções. O interessante aqui será ver até que nível de detalhe as ferramentas do Twitter poderão nos levar, visto que em termos de marketing nas mídias sociais essa é uma métrica essencial.
Aquisição da BackType
O Twitter afirma, em seu comunicado, que o novo serviço foi ajudado pela compra, em julho, da empresa BackType. O site da BackType não revela muito sobre o que o novo serviço do Twitter poderá oferecer, mas pelo menos uma citação do blog que anuncia a aquisição pelo Twitter mostra-se reveladora:
“Nossa visão na BackType tem sido sempre ajudar nossos clientes a entender o valor do engajamento no Twitter e em outras plataformas sociais. Nós também criamos os BackTweets, para ajudar os editores a entender o alcance de seus tuites e conteúdos, quem eles atingiram, e como os tuites colaboram no tráfego web, em vendas e em outros KPIs [indicadores-chave de desempenho].”
A experiência da BackType promete uma ferramenta com um profundo nível de detalhe, capaz de mexer com qualquer um que precise medir o sucesso online.
Por que você vai querer o Web Analytics
Se os anúncios recentes do Twitter servirem de indicação, seu Web Analytics será tão vital para um dono de site como é hoje o Google Analytics. Até agora, uma das maiores queixas sobre o Twitter era que ele não é suficientemente rastreável e não vai além de mostrar os números brutos de visitas a seu site.
O Web Analytics muda tudo. Com ele, os profissionais de marketing online poderão finalmente responder às dúvidas dos clientes sobre se a audiência do site vem de contas-robô, já que o serviço será capaz de mostrar exatamente quem está tuitando o que, e quando.
Talvez um dos maiores efeitos do Web Analytics seja o de silenciar os detratores do Twitter. Uma vez que as empresas tenham melhor visão de como exatamente o tráfego chega ao seu site via Twitter, elas poderão investir mais recursos no uso do serviço. Até agora o Twitter tem colocado o carro na frente dos bois ao oferecer o Twitter Analytics apenas a anunciantes, e mesmo assim somente com informações sobre como seus programas de anúncios têm funcionado.
Quando as empresas puderem ver o que o Twitter pode fazer por eles, a probabilidade de eles tornarem-se anunciantes do microblog crescerá. Além do mais, quanto mais ferramentas o Twitter fornecer, melhor serão suas chances de continuar sendo uma das maiores redes sociais do mundo.
Aqui no Curso de E-Commerce nós vamos ficar aguardando o acesso à nova ferramenta e assim que tivermos uma boa noção de seu funcionamento vamos incorporá-la ao conteúdo do curso de Twitter e também ao curso de Google Analytics. Afinal, a atualização é um dos principais compromissos de nossos cursos.
Com base em notícia do IDG Now
Valeu pela atencao!
Pois e, eu andei procurando pela internet e nao encontrei nada parecido com a ferramenta q eu mencionei aqui. Como te disse, queria algo como um Google Analytics mesmo, saber info sobre IP, numero de visitas, site de refencia, mas para poder conseguir esses dados a minha conta no Twitter (www.twitter.com/XXXX) teria de ser minha realmente. Mas o que acontece e que nos usuarios apenas ganhamos/temos um espaco em um site que nao e nosso. Logo somente os administradores do site tem a sua disposicao as informacoes q eu tbm gostaria de ter.
Eu so te perguntei mesmo, porque eu sei q algumas redes sociais liberam mais informacoes q o Twitter, por ex, o Lastfm vc pode identificar de onde vem os visitantes da sua conta (numero de visitas e origem). Entao pensei q pudesse ter algo assim (escondido por ai) p/ o TT.
Valeu novamente!
Alberto, mto obrigado mesmo pela resposta. Entrei em alguns sites e o pessoal posta o meu comentario, mas nem tentam ajudar.
Vou tentar ser mais claro…levando-se em conta q o Twitter e tipo um blog(micro), eu gostaria de realmente poder usar um ferramenta q passe informacoes q blogueiros e webmasters obtem atraves, por ex, do Google Analytics. Gostaria de saber se minha conta e visitada (nao apenas por seguidores), numero de visitas e o tempo das mesmas, a origem (IP), numero de paginas lidas, se meu nome e pesquisado na serch do Twitter etc.Vc Entendeu?
Ate o momento pelo q sei, ha muitos apps por ai q passam info. sobre os habitos do dono da conta e de seus seguidores, por ex: numero de twittes, qtas vezes seus seguidores retuitaram um twite seu, quem deixou de te seguir, o numero de vezes q o nome da sua empresa foi mencionado, qtas pessaos chegaram ao seu site/blog atraves do Twitter, etc.
Mas nao encontrei nada parecido com um Google Analytics para contas do Twitter.
Espero q vc tenha entendido minha explicacao… e se puder responder de novo ficaria agradecido.
Valeu.
Oi Jo
Entendi, e Nossa! eu adoraria ter isso! Até onde eu sei, não existe uma única ferramenta que nos dê todas essas informações. Seriam deliciosas para traçar perfis de usuários e outras coisas interessantes em termos de marketing no Twitter, mas…. nunca vi.
O que nós aqui no CEC fazemos é juntar arquivos exportados em várias ferramentas periodicamente para traçar perfis e outras pesquisas que fazemos. O Excel ajuda bastante nessas horas, principalmente pelas funções estatísticas que possui. Algumas vezes também inserimos os dados em uma rede neural que desenvolvemos para ter uma ajuda dos bytes na análise.
Um grande abraço
Alberto Valle
Gostaria de saber se vc sabe de alguma novidade sobre a duvida q eu tenho… gostaria de obter info sobre IP, tempo da visita, origem da visita etc. da minha conta no TT (tipo um G. Analytics).
Mas vim aqui mais porque eu topei com alguns comentarios e links sobre apps q podem ser usados para saber quem visitou minha TL no Twitter… o problema e que qdo eu visito esses sites, se eu quiser saber mais sobre o app eu tenho q fazer login com o meu Twitter (conta + senha).
Supostamente, apos fazer o cadastro eu terei como saber quem visitou minha timeline, acho q a ideia e saber quais usuarios do Twitter leram meu updates. Vc sabe algo a respeito desses softwares? Como saber se isso nao e ‘scam’? Eles funcionam apenas pra passar os usuarios do Twitter q entram na minha TL ou passam info sobre pessoas q nao me seguem ou q nao tem conta no Twitter?
Qdo vc tiver um tem, por favor, de um help pra mim.
Valeu!
Olá Jo
Alguns sistemas como o Crowdbooster fazem este tipo de análise. Não deu para perceber exatamente o que você está querendo monitorar, mas pesquisando, certamente você encontrará um bom sistema que atenda às suas necessidades.
Um grande abraço
Alberto Valle